A dimensão política da sustentabilidade e o engajamento da sociedade civil na atuação política foram destaques no evento “Você Muda o Brasil”, realizado em São Paulo no dia 27 de agosto. Os temas abordados foram divididos em três painéis: A Urgência do Futuro; Educação e Ética para a Transformação do País e Sociedade Civil Protagonista do Desenvolvimento.
O primeiro painel foi composto por Pedro Passos, co-fundador da Natura; Natalia Mazotte, Diretora Executiva da Open Knowledge Brasil; Mayana Zatz, geneticista; Silvio Meira, agitador na Muchmore.digital; Rubens Menin, Presidente do Conselho de Administração da MRV e a diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Mônica Sodré.
Em sua apresentação, a cientista política ressaltou a atuação da RAPS na formação de uma rede de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável. Para as eleições 2018, são 151 candidatos de vários partidos políticos. Ao final, ressaltou a importância da atuação da sociedade civil na política para além do voto: “Esse pais mudará quando a sociedade mudar sua forma de lidar com a política”.
Os demais participantes do primeiro painel ressaltaram a necessidade do monitoramento das políticas públicas, o imaginário do futuro no Brasil, os investimentos em ciência e tecnologia e o papel das lideranças e da classe empresarial na atuação política.
Os dois outros painéis contaram com: Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor; Priscila Cruz, Presidente-Executiva do Todos pela Educação; Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza; e do apresentador Luciano Huck.
A iniciativa “Você Muda o Brasil” foi organizada por brasileiros de vários segmentos, para debater a política brasileira, as questões prioritárias do país e o papel da sociedade como agentes de transformação e melhoria do cenário político atual, com apoio da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.
A apresentação final foi da Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Carmen Lúcia, enfatizando a necessidade de conhecimento de todos os brasileiros da Constituição de 1998, em especial do seu artigo primeiro, cidadania e a importância da educação para a transformação da sociedade brasileira.
Tags