A sustentabilidade foi o tema do segundo dia do Módulo I de Formação de Lideranças RAPS 2017, realizado em São Paulo nos dias 20 e 21 de maio. Antes da apresentação das palestras, os Jovens RAPS apresentaram um documento com encaminhamentos propostos e subscritos pelos membros presentes a partir dos debates do dia anterior sobre a crise política no Brasil.
Sob a coordenação do Líder RAPS Zysman Neiman, as diferentes dimensões da sustentabilidade foram pontuadas para demonstrar a complexidade dos temas envolvidos, como mudanças climáticas, uso de recursos naturais, desmatamento da Amazônia, cidades sustentáveis, entre outros. “Assim como a ética, a transparência e a democracia são princípios defendidos pela RAPS, a sustentabilidade também é um princípio fundamental desta organização e ao avançarmos nos debates, vamos amadurecimento a construção destes princípios gerais e de uma visão compartilhada de futuro do Brasil”, explicou.
Para avançar nos temas, foram convidados o ex-vereador Ricardo Young, fundador da RAPS e pesquisador do programa Cidades Globais, do IEA-USP, que falou sobre como atuar politicamente para a construção de uma sociedade sustentável; o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier e o secretário da Cidade Sustentável de Salvador (BA) André Fraga (foto). Eles apresentaram um panorama sobre suas experiências de uma ação política transformadora tanto no legislativo quanto no executivo. Para visualizar os slides de apresentação dos palestrantes, clique sobre os nomes:
Ricardo Young
Sérgio Xavier
André Fraga
Tags