A RAPS, em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e o Insper, oferecerá às lideranças RAPS do Congresso Nacional a formação “Liderança Política pela Sustentabilidade”. A iniciativa, que disponibilizará até 25 vagas, ocorrerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro no Insper. Esta ação, com foco especial em clima e sustentabilidade, busca sensibilizar os políticos brasileiros sobre os riscos das mudanças climáticas para o Brasil, destacando os riscos sociais e econômicos.
A formação será uma oportunidade de capacitar os agentes políticos que estão eleitos e, consequentemente, possuem um alto potencial de impacto pelos cargos que ocupam. A iniciativa contribuirá para que as lideranças possam conhecer e se aprofundar nos conceitos sobre desenvolvimento sustentável e, assim, passem a conduzir o desenho e a implementação de soluções políticas para os desafios que se apresentam no século 21, como, por exemplo, a emergência climática, além de contribuir para um plano de recuperação da pandemia da Covid-19 por meio de um crescimento verde e sustentável.
Para a diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, a formação ajudará as nossas lideranças a levar as pautas verdes ao centro do debate nas casas Legislativas. “Hoje, a realidade no Brasil é de total descaso com o clima, temos uma política de desmonte dos órgãos fiscalizadores, corte de orçamento e a falta de técnicos e infraestrutura para que se possa realizar uma política ambiental adequada às necessidades do país”, diz. “Com a iniciativa, além de qualificar os nossos membros do Congresso Nacional, também buscamos mudar o cenário que identificamos a partir da pesquisa “A Agenda do Clima no Congresso Nacional”, lançada pela RAPS em parceria com a Fundação Getulio Vargas, em 2021, onde percebemos como os deputados federais e senadores estão afastados das agendas ambiental e climática”.
A iniciativa, que contará na sua abertura com a presença do Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez, proporcionará o intercâmbio e a ligação entre dirigentes políticos brasileiros e especialistas da União Europeia no intuito de incentivar o conhecimento e o benchmarking de soluções e políticas públicas nacionais e internacionais, com ênfase na estratégia do Pacto Ecológico Europeu, Green Deal e o Sistema Europeu de Comércio de Licenças de Emissão como ferramentas de sucesso da UE e seus Estados Membros.
A formação “Liderança Política pela Sustentabilidade” será uma oportunidade única para promover uma reflexão profunda sobre o papel do Congresso Nacional Brasileiro em relação às soluções apresentadas com foco no desenvolvimento sustentável, garantindo a discussão de soluções práticas para a Agenda 2030 no país, inspiradas nas experiências da União Europeia.
[ssba-buttons]Tags