RAPS organiza evento para debater questão tributária na emissão de carbono
A RAPS organizou no dia 23/06/16 o evento “Imposto sobre emissão de carbono: impactos e perspectivas”. O debate foi o primeiro da parceria RAPS e Instituto Escolhas e aconteceu na sede da organização, em SP. A mediação foi feita pelo Líder RAPS Sérgio Leitão, coordenador do Eixo Temático Economia para a Sustentabilidade, e contou com a participação de Shigueo Watanabe, Diretor Científico do Instituto Escolhas.
A ideia central da reflexão é que se promova um desestímulo à emissão de carbono, por meio da taxação de impostos sobre as atividades que produzem esse gás, que é tão prejudicial ao ecossistema. Dessa forma, a proposta é que se inaugure no Brasil uma economia que utilize o mínimo de carbono possível, preocupando-se não apenas com o crescimento em rankings econômicos, mas com a qualidade desse processo.
“A questão que se coloca hoje no Brasil é como se pode crescer economicamente, mas de modo inovador. Essa geração, que está passando por esse momento atual de crise, tem a oportunidade de construir uma alternativa para que, quando o país a ultrapassar, a questão do meio ambiente não seja dissociada do crescimento econômico”, ressaltou Leitão.
Para o colaborador e Líder RAPS Zysman Neiman, a proposta é muito boa como uma solução a médio prazo, porém não isenta a necessidade de um debate mais aprofundado, visando soluções a longo prazo. “Há necessidade de transformarmos os paradigmas, a lógica desse mercado, dessa economia. É necessário pensarmos sobre essa chamada economia ecológica, economia solidária, para que essas contas sejam feitas para todos os cenários produtivos, numa visão de longo alcance”, argumentou Neiman.
Tags