O Seminário de Apresentação e Integração dos Líderes RAPS 2019 aconteceu nesse final de semana. Na ocasião, as novas lideranças da RAPS vivenciaram momentos de conhecimento, aprendizado e troca de experiências. Apresentado pelo Líder RAPS Bruno Cunha Lima, o evento teve a participação do presidente do Conselho Diretor Guilherme Leal e da Diretora Executiva Mônica Sodré em sua abertura.
O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma palestra com o tema “Crise e reinvenção da política brasileira”, onde traçou um diagnóstico da atual situação do país e apresentou possíveis caminhos para a superação dos impasses que ameaçam o desenvolvimento com democracia. “A política é feita por pessoas. Se não gostar de gente, desista da política. Se não tiver uma pitada de loucura e idealismo, desista também”, afirmou.
Os Líderes RAPS 2019 também assistiram painéis exclusivos sobre desenvolvimento sustentável, economia, habitação, mobilidade de baixo carbono, sustentabilidade ambiental, redes sociais e fake news, marketing digital, inovação e recursos em campanhas, representação política e mandatos coletivos e compartilhados.
O desenvolvimento sustentável e o equilíbrio entre nossos valores, nosso compromisso com o futuro e os desafios da economia foram discutidos em um painel com o Líder RAPS e deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), a PhD em Economia Ambiental Sandra Paulsen e economista Ricardo Sennes, com mediação do jornalista Ricardo Arnt.
O jornalista Pedro Doria e o co-fundador do Movimento Vem Pra Rua, Líder RAPS e ex-candidato ao governo do estado de São Paulo Rogério Chequer, falaram sobre “Redes sociais e fake News: como fazer política no mundo atual”. Ambos fizeram reflexões sobre o efeito das redes na democracia a partir da maior utilização das machine learning (máquinas que aprendem) e dos algoritmos.
Em outro momento, o Líder RAPS e deputado estadual Allyson Bezerra (SD-RN) destacou que “as redes sociais são muito importantes, mas não há política sem ir para a rua”. O especialista em marketing digital Marcelo Vitorino (ESPM) também abordou o assunto em sua fala. “A grande mudança não está na adoção da internet, nem das redes sociais, a grande mudança está no entendimento do tempo”, disse.
Já no painel sobre “Sustentabilidade Ambiental”, o engenheiro agrônomo André Guimarães (Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura) e o líder RAPS e deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) debateram a importância para o Brasil do Código Florestal, da preservação das florestas para produção e exportação de alimentos. Ambos lembraram que esse assunto não pertence a um partido, mas é do interesse de toda população brasileira.
Outro painel de destaque foi o que abordou a mobilidade de baixo carbono com Walter Figueiredo de Simoni (World Resources Institute), Nelmara Arbex (Conselheira RAPS) e Rogerio Menezes (Rogério Menezes (Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas/SP).
A habitação também foi assunto. Martha Hiromoto (FGV), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e a Líder RAPS e prefeita de São Bento do Una Débora Almeida (PSB-PE) discutiram o tema em nível nacional, com reflexões sobre o programa “Minha Casa, minha vida” e outras iniciativas regionais.
O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre “Inovação em campanhas e mandatos”, com participação de Leonardo Secchi (Líder RAPS), Janaína Lima (Líder RAPS e vereadora – NOVO-SP), Paulo Loiola (Empreendedor Cívico RAPS), Marcelo Vitorino (ESPM) e Erika Hilton (Codeputada estadual pela Bancada Ativista – PSOL-SP).
[ssba-buttons]Tags