Sustentabilidade nos mandatos e o desenvolvimento urbano integrado entre municípios vizinhos foram pautas de duas reuniões realizadas no dia 15 de junho, no interior de São Paulo. Mônica Sodré, Diretora Executiva em exercício da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade – RAPS, liderou uma comitiva de colaboradoras da organização, que esteve reunida com o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães (PSB), o assessor da secretaria de educação campineira, Mateus Tognella (PSB), e o vereador de Vinhedo, Rodrigo Paixão (REDE). Os três são Líderes RAPS.
A primeira reunião do dia foi realizada em Vinhedo (SP), com Rodrigo Paixão e sua assessora, a Jovem RAPS Bruna Paola. A maneira como a sustentabilidade é tratada na atuação do mandato foi o principal tema da conversa, em especial as ações para a preservação dos recursos hídricos da região. O vereador apresentou um projeto de lei para transformar a Fazenda Cachoeira, terreno que concentra diversas nascentes, em uma área de proteção municipal.
A equipe da RAPS chamou a atenção para o fato de Vinhedo não possuir ainda planos municipais de mobilidade urbana e mudanças climáticas, e sugeriram que o mandato de Paixão incorpore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no planejamento de suas ações. Outro ponto mencionado foi um projeto de lei complementar, de autoria do Líder RAPS, para proteção dos dados pessoais por empresas concessionárias de serviços da prefeitura da cidade. Aprovada no dia 11 de junho, a nova lei é a primeira do tipo no Brasil.
Já em Campinas (SP), a equipe da RAPS esteve com o vice-prefeito, Henrique Magalhães, e o coordenador setorial de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Educação, Mateus Rosa Tognella. Além das lideranças RAPS, esteve presente a Secretária de Municipal de Educação Solange Pelicer.
Magalhães comentou sobre o trabalho de integrar as políticas dos municípios vizinhos que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas. As ações da autarquia estadual da Agência Metropolitana de Campinas (Agecamp) têm ajudado a coordenar planos de desenvolvimento urbano integrado entre as cidades da região, na avaliação do vice-prefeito.
Durante a reunião, a equipe apresentou as ações da RAPS para Solange. A secretária comentou que trabalha muito próxima do Secretário Municipal de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes (PV), que também é Líder RAPS. As duas secretarias desenvolvem projetos de educação ambiental integrados ao currículo escolar e que contam com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp) para a execução das atividades. Outra ação citada por Solange foi a produção de materiais didáticos para alunos com necessidades especiais pela própria Prefeitura. O órgão público criou um escritório para elaborar materiais de suporte ao ensino para esse grupo como maquetes, livros em braile, material para cegos, pranchetas para portadores de paralisia cerebral, entre outros.
As conversas nos dois municípios ainda trataram da avaliação dos Líderes RAPS sobre a atuação da organização junto a lideranças com mandato, a formação política e as últimas edições do Programa Cidadão.
Além de Mônica Sodré, a comitiva da RAPS foi composta por Maríllia Dalla Pria, Rafaela Mendes e Juliana Barros Freire – que também é Empreendedora Cívica.
Tags