menu
Voltar

Webinar debate representação parlamentar e protagonismo político

14 de fevereiro de 2022

Webinar debate representação parlamentar e protagonismo político

A Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (RAPS) e a Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC) promoveram na segunda-feira (14) o webinar “Congresso Nacional: Qualidade da representação parlamentar e protagonismo político”. O encontro contou com as participações dos Líderes RAPS e deputados federais Alessandro Molon (PSB/RJ) e Marcelo Ramos (PSD/AM), e da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA).

Durante o webinar, foram discutidas a mudança da relação entre o parlamento e o Executivo Federal, com o primeiro assumindo o protagonismo em questões como a maior derrubada de vetos presidenciais em comparação aos governos anteriores, e o controle mais ativo do Orçamento por meio de emendas de bancada e de relator.

Outra constatação foi que, apesar desse protagonismo, o prestígio do Congresso Nacional junto à sociedade continua baixo, e, entre os analistas, prevalece a opinião de que a representação parlamentar vem perdendo qualidade.

Como o sistema partidário brasileiro tem se mostrado desacreditado pela maioria dos cidadãos, o vice-presidente da Câmara dos Deputados Marcelo Ramos (PSD/AM) destacou a pouca discussão sobre o tema. “A gente debate muito o sistema político e debate pouco o sistema partidário, sendo que o sistema partidário representa o sistema político”.

Sobre a representatividade no Congresso Nacional, o deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ) defendeu uma representação que contemple todos os brasileiros. “Um dos pontos mais positivos do parlamento é a diversidade de vozes. A representatividade precisa ter mais a cara da diversidade brasileira”.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) também destacou a importância de discutir o pluralismo no parlamento, além de trazer um dado que enfatiza como esse assunto precisa ser mais abordado. “Debater a representatividade nesse momento é debater também a sociedade”, diz. “Se não mudarmos a legislação brasileira, só teremos paridade entre homens e mulheres no parlamento em 2111”.

O evento contou com mediação da nossa diretora executiva, Mônica Sodré, e do diretor da Fundação FHC, Sergio Fausto. Assista na íntegra:

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS