Participe do Processo de Seleção da RAPS! Inscreva-se já!
Estão abertas as inscrições para o Processo de Seleção da RAPS, que tem o objetivo de identificar, atrair e selecionar lideranças políticas comprometidas com valores como ética, transparência e sustentabilidade. (Veja o edital)
Até 18 de dezembro, os interessados poderão se inscrever gratuitamente através do link Seleção RAPS 2017
Para ser aprovado, o candidato precisa passar por três etapas de seleção: a primeira é eliminatória e consiste em responder por completo um detalhado formulário de inscrição com perguntas sobre a trajetória profissional e política do interessado, cujas respostas devem ser dissertativas, claras consistentes. A segunda etapa é para averiguação de documentos e a terceira consiste em entrevista pessoal com membros da comissão de seleção. Esta última etapa também é eliminatória.
Detentores de mandatos de deputados federais, senadores e governadores serão submetidos a um processo de seleção específico, regulado nos termos da diretriz de seleção para esses casos.
Aperfeiçoamento da política e da democracia
A missão da RAPS é contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira por meio da formação e apoio às lideranças políticas comprometidas com os valores que norteiam a atuação da instituição.
Atualmente a rede de lideranças políticas RAPS conta com 485 membros, sendo 2 senadores, 11 deputados federais, 3 deputados estaduais, 1 deputado distrital, 1 governador, além de lideranças de todos os partidos e de todas as regiões do país. No primeiro turno das eleições deste ano, nove Líderes RAPS foram eleitos prefeitos, uma vice-prefeita e 14 se elegeram vereadores (veja lista completa).
Ao longo do ano, os membros da RAPS participam de cursos, workshops, debates sobre conjuntura política, temas nacionais e relacionados à agenda da sustentabilidade, além de praticarem a chamada Amizade Cívica (vínculos que se estabelecem entre lideranças políticas, decorrentes de um processo democrático, com pluralidade ideológica e apartidária, de construção de uma esfera pública de diálogo, cooperação e compartilhamento de experiências).
Segundo o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos, “a meta da RAPS para os próximos anos é ampliar sua rede de lideranças políticas, integrando cada vez mais pessoas com mandatos, com aderência ao perfil da organização, além de apoiar também a eleição de novos agentes políticos”.
O objetivo da RAPS é chegar a 15% das cadeiras do Congresso Nacional em 2024 e estar presente em todas as cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores.
Tags