Os 42 líderes selecionados no processo seletivo de 2013 participaram nesta sexta-feira, 22 de março, do Seminário de Apresentação e Integração da RAPS, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo.
O Seminário foi o primeiro de uma série de atividades de formação e aperfeiçoamento programadas para este ano.
Vindos de diversas regiões do país, os Líderes RAPS foram recebidos com um café da manhã e recepcionados pela equipe RAPS e por Marcos Vinícius de Campos, diretor executivo da entidade.
O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal, fez a palestra de abertura falando de utopias e esperança de um Brasil mais justo, democrático e sustentável. Ele destacou a necessidade da formação de lideranças políticas comprometidas com estes valores e salientou que os projetos propostos pela RAPS representam uma importante contribuição que a instituição dará à sociedade. “A RAPS é um instrumento para que essa utopia de transformar o mundo numa sociedade mais justa, próspera, inclusiva e sustentável possa ser alcançada. A RAPS representa a utopia possível”.
Guilherme Leal falou também sobre sua trajetória pessoal e profissional, destacando suas experiências como empresário comprometido com ações de responsabilidade socioambiental e como candidato a vice-presidente em 2010, na chapa da ex-senadora Marina Silva.
Rede de Líderes por um Brasil Sustentável
O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos explicou ao grupo de líderes as razões que motivaram a criação da instituição. “A ideia ganhou corpo a partir do empenho de pessoas que se colocaram na tarefa de pensar na possibilidade de empreender na política como forma de contribuir para a construção de um projeto que olhasse para a realidade do país a fim de torná-lo mais justo, ético e comprometido com a sustentabilidade.”
Marcos Vínícius falou sobre os desdobramentos do Processo Seletivo 2013 e do macroprojeto Rede de Líderes por um Brasil Sustentável, que contará inclusive com as plataformas digitais como instrumento para conectar e facilitar a comunicação e troca de informações e experiênias entre seus membros. Ele falou ainda que o processo de seleção de líderes deu origem a outros dois grupos que também merecerão atenção especial da RAPS: os empreendedores cívicos e os Jovens RAPS. Além dos Líderes RAPS, estes dois grupos terão uma agenda específica em 2013 com o objetivo de contribuir para a formação e aperfeiçoamento de seus integrantes e estimular as ações junto à sociedade.
O Seminário de Apresentação e Integração da RAPS contou também com as palestras do cientista político Claudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas, do professor José Eli da Veiga, da USP e de Oded Grejew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e membro do Conselho Diretor da RAPS.
Nos dias 17 e 18 de maio será realizado o primeiro módulo do Curso de Formação de Capacitação de Líderes RAPS na cidade de Indaiatuba, com imersal total nos temas que contribuirão para a formação, desenvolvimento pessoal e ação política do Líder RAPS.
RAPS REALIZA SEMINÁRIO PARA GRUPO DE LÍDERES 2013
22 de março de 2013