Realizamos nesta quinta-feira (27), via Zoom, o primeiro encontro com os 80 selecionados da 3ª edição do Programa Lideranças Públicas 2022, iniciativa exclusiva da RAPS, com apoio da Fundação Lemann, que visa o desenvolvimento de lideranças políticas e públicas e busca apoiar, de maneira gratuita, pessoas com esse perfil que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos para a disputa eleitoral de 2022.
A nossa diretora executiva, Mônica Sodré, aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos participantes. Em sua fala de abertura, ela abordou a função do Programa Lideranças Públicas 2022. “O nosso papel com o programa é tornar a vida de vocês mais fácil. É preparar cada um e cada uma para essa jornada que para alguns já começou, para outros está começando agora”, diz. “O programa visa qualificar as melhores lideranças políticas e colocá-las à disposição do Brasil para que vocês façam a transformação que essas duas organizações parceiras acreditam. Nós acreditamos em cada um de vocês”.
Para esta terceira edição, a iniciativa foi totalmente redesenhada comparada com as ações dos anos anteriores. O Programa Lideranças Públicas 2022, além de ter oferecido um processo seletivo mais inclusivo, foi pensada para ser completamente customizada para a realidade de cada um dos selecionados, de acordo com a sua disponibilidade e nível de experiência, contribuindo, assim, para que os selecionados possam realizar uma campanha eleitoral mais transparente, competitiva e que contemplem os desafios que o Brasil apresenta.
O Programa Lideranças Públicas 2022 recebeu 414 inscrições e selecionou, após rodadas de entrevistas, 80 candidatos de 21 unidades federativas e de 18 partidos políticos. Desses, 45% são mulheres, 6% são PCDs e 34% são negros. Serão oferecidas formações teóricas e práticas (online e presencial), mentoria e conexão com outros membros, e passará por temas como marketing digital, estruturação de equipes, captação e mobilização de recursos, comunicação, sustentabilidade e clima, estratégia e inteligência política, combate às fake news e outros.
[ssba-buttons]Tags