Com o objetivo de ampliar a atuação institucional em todo o Brasil, o projeto RAPS nos Estados deu mais um passo importante e iniciou as articulações para a implantação do comitê RAPS Pernambuco.
O primeiro encontro foi realizado em Recife, no sábado (5/8), e contou com a presença do diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos e o consultor da área de engajamento, Fernando Latorre, que viajaram de São Paulo para a reunião com mais de 30 pessoas, entre lideranças RAPS e convidados.
Entre as lideranças políticas RAPS, participaram da reunião o deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE), a prefeita de Caruaru Raquel Lyra, o secretário de meio ambiente de Pernambuco Sérgio Xavier, Fernando Holanda, membro do Conselho da Cidade do Recife, a Líder RAPS Alice Gabino, o Empreendedor Cívico Renato Raposo e o Jovem RAPS Felipe Oriá, além de convidados e representantes da sociedade interessados em transformar a política do Brasil.
Ao apresentar a RAPS, Marcos Vinícius de Campos destacou a importância da implantação dos comitês RAPS nos estados. “Com os comitês regionais, iremos fortalecer a ação institucional de empreender na política, identificar, apoiar e capacitar novas lideranças para aprimorar a democracia brasileira e os processos políticos com vistas à construção de um país mais justo, democrático, transparente e comprometido com a agenda da sustentabilidade”, explicou.
Hoje, Pernambuco conta com 21 lideranças políticas RAPS que passaram pelo processo de seletivo da organização de 2013 até agora. Com a implantação do Comitê RAPS Pernambuco, a expectativa é de maior participação dos pernambucanos nas próximas turmas e uma ação política ainda mais atuante naquele estado.
O deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE) disse que a RAPS tem um papel fundamental neste momento de crise que o Brasil atravessa. “A RAPS contribui para fortalecer as engrenagens de um movimento cívico por uma forte mudança política no país.”
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) demonstrou grande entusiasmo com a criação do comitê RAPS Pernambuco. “É um passo importante para a renovação que buscamos. Como poderíamos construir em bases velhas a nova política que o Brasil precisa? A RAPS traz este sentido de renovação.”
Tags