Entre os dias 17 a 20 de setembro, Santa Catarina sediou o maior encontro de educadores, profissionais, lideranças e gestores públicos ligados à temática da educação e meio ambiente do Brasil: o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. O evento foi realizado no Balneário Camboriú (SC) sob a coordenação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e constituiu-se numa arena de importantes debates e encaminhamentos das políticas públicas sustentáveis.
Concluindo o processo que se iniciou na RAPS em 8 de junho, em parceria com a Rede Paulista de Educação Ambiental, os colaboradores Zysman Neiman (Líder RAPS) e Juliana Barros Freire (Empreendedora Cívica), representaram a organização no Encontro de Facilitadores Nacionais da Rede Brasileira de Educação Ambiental, que discutiu e encaminhou propostas de reformulação da ProNEA (Programa Nacional de Educação Ambiental). Essa importante política pública está, atualmente, por iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em fase de consulta à sociedade visando sua atualização e aperfeiçoamento. Além disso, os colaboradores apresentaram os projetos da RAPS aos quase 2.000 educadores ambientais presentes no evento.
O Empreendedor Cívico RAPS 2013, Sandro Nicodemo, participou de diversas reuniões e jornadas temáticas durante o Fórum, além de aresentar o trabalho “Reconstrução da Rede de Educação Ambiental do ABC: MAPEAMENTO DE PROJETOS E AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS NO GRANDE ABC”. Em sua visão, o encontro deu aos participantes um sentimento de missão cumprida e de responsabilidade em colocar em prática todo aprendizado coletivo construído além de ter conectado novos parceiros de luta espalhados pelo Brasil.
A Empreendedora Cívica RAPS 2014, Denise de Mattos Gaudard ministrou a Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos e Compostagem nas Escolas, projeto de extensão vinculado à temática de uma das mesas redondas do Fórum, que tratou da “Educação Ambiental e sua Aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS”. Estavam presentes na oficina o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e o coordenador geral do Fórum e Professor da UNIVALI, Antônio Luís Guerra. A oficina teve como resultado o fortalecimento de três vertentes da sustentabilidade: a valorização do trabalho das merendeiras e nutricionistas, a importância estratégica na elaboração de cardápios sustentáveis para as crianças e o reforço da importância da introdução de hortas orgânicas e compostagem nas escolas como forma de redução do lixo e da logística de coleta e transporte aos aterros.
Tags