Na última terça, 14/10, nos reunimos com os jovens selecionados para o Programa Intento 2014. A iniciativa tem como objetivo oferecer uma experiência de imersão transformadora, que prepara pessoas para liderarem de forma integra e consciente, sempre alinhadas com seus sonhos.
Entre os dias 11 e 19 de outubro, os selecionados ficarão imersos em atividades que têm cinco grandes focos: consciência sobre si mesmo (autoconhecimento), visão sistêmica sobre a sociedade (com painéis sobre economia, política, educação, ética e filosofia), diálogos inspiradores, ação (foco em projetos) e formação de uma rede forte e contínua entre os participantes.
Com causas e projetos diferentes, existe algo maior que os une: liderar iniciativas que promovam a transformação do país.
Durante a imersão, uma rica troca de experiências e aprendizados é proporcionada e, diferentes temas relevantes aos projetos de cada um, são propostos. Ontem, reunidos em roda, pudemos participar de um Diálogo sobre Política, com foco em como os participantes poderiam se enxergar como “cidadãos políticos” e engajar a esfera do governo em seus projetos.
Além da RAPS, estavam presentes Marina Bragante, Líder RAPS e assessora do Deputado Floriano Pesaro (PSDB/SP), Ricardo Borges Martins, do Movimento ‘Eu Voto Distrital’ e Henry Hank, que faz parte da rede de facilitadores da Intento e tem vasta experiência em desenvolvimento econômico.
Participação popular, representação feminina na política institucional, transparência em mandatos e voto distrital foram alguns dos temas abordados.
Questionado sobre ‘o que é fazer política’, Marcos Vinicius de Campos, diretor executivo da RAPS, afirmou: “fazer política é cuidar da relação com o coletivo; se interessar por tudo aquilo que impacta o coletivo. Se não nos envolvermos, nos tornamos reféns”.
Em relação à transparência em mandatos, Marina Bragante apresentou o relatório de prestação de contas que o Deputado Floriano Pesaro colocou à disposição da sociedade. No documento ele detalha todos os gastos de seu mandato como vereador. “Precisamos dar bons exemplos, mostrar que é possível fazer diferente”, disse Bragante.
Após a imersão, os jovens selecionados terão outras três imersões com duração de dois finais de semana cada, distribuídos ao longo dos próximos 6 meses.
Para saber mais sobre o programa, navegue pelos links:
– Site Intento
– Empresas precisam crescer para sempre? Um conversa com George Koukis
– Intento: como formar líderes mais íntegros para o Brasil?
Tags