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RAPS PARTICIPA COMO INSTITUIÇÃO OBSERVADORA DE ELEIÇÃO AMERICANA

25 de fevereiro de 2013

A RAPS esteve nos Estados Unidos em novembro para acompanhar de perto o processo eleitoral americano, com foco nas eleições majoritárias para presidente e governadores.  Durante a visita, o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de  Campos e a coordenadora Roberta Moreno participaram também de dois eventos importantes para a área de atuação da instituição: United States Presidential Election 2012, realizado em Washington D.C. e a 45º Conferência Mundial da IAPC- Associação internacional de Consultores Políticos, em Nova Iorque.
No encontro sobre as eleições presidenciais americanas,  a RAPS pôde conhecer como são preparadas as estratégias de campanha, quem são os especialistas e como são elaboradas as principais campanhas americanas e mundiais. O evento contou com a participação de especialistas como Charles Cushman e Marrian Curinder, ambos pesquisadores sênior do The Government Affairs Institute, além de do jornalista Alex Simendinger  que compartilhou com os participantes sua experiência de mais de 20 anos em Washington D.C. Também proferiram palestra Todd Harris, estrategista de comunicações e o estrategista político e  professor de Harvard, Steve Jarding (na foto com o diretor executivo Marcos Vinícius) que mostrou sua proposta de atuação junto à organização no Brasil,  entre outros.
Quando se trata de especialização em campanhas e estratégias eleitorais, os EUA são referência.  O grau de especialização na estruturação das campanhas, tipos de consultorias, a abrangência das pesquisas e a conexão com os eleitores são o grande diferencial.  A importância da demografia e do financiamento, como o SuperPAC, também são destaques. O  SuperPAC, é composto por entidades que constituídas para apoiar ideias, propostas e candidaturas alinhadas aos seus valores e objetivos, financiam os candidatos de forma independente, sem vínculos com a campanha.
Mas os conhecimentos adquiridos com os congressos não se restringiram apenas ao modo norte-americano de se fazer campanha.  Durante o evento do IAPC, especialistas de diversos países como Argentina, Turquia, Rússia, entre outros, compartilharam suas experiências e, com isso, a RAPS pôde aumentar a sua rede de potenciais colaboradores e parcerias para os próximos anos.
Uma das palestras mais interessantes do evento da IAPC, segundo Marcos Vinicius Campos, foi  a de George Lakoff,  professor de linguística na Universidade da Califórnia,  que fez uma análise do funcionamento do cérebro no processo comunicacional e como se constrói o discurso através da linguística cognitiva. Para ele, é possível saber se uma pessoa tem pensamentos liberais ou conservadores apenas pela forma de se comunicar.  Outra palestra que chamou atenção de Marcos Vinicius, foi a de Jim Mecina, estrategista da campanha de Obama, que explicou como eles construíram a estratégia baseada no nano target, um processo único de comunicação e estratégia. Durante 18 meses, sua equipe colheu e organizou em um banco de dados informações sobre os eleitores e simpatizantes de Obama desde 2008. Com isso, foi feita uma estratégica especifica que levava em conta os gostos pessoais dos eleitores durante a abordagem.
Em 2013, a RAPS pretende aplicar todo o conhecimento adquirido durante a visita aos EUA em seu curso de formação e capacitação de Líderes RAPS, podendo também fazer um  intercâmbio com os especialistas formando assim uma rede internacional de potenciais colaboradores e parceiros.

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