19 de fevereiro de 2020
Prepara RAPS qualifica lideranças para eleições 2020
A rede RAPS conta com 249 membros que pretendem disputar as eleições municipais em 2020. E para fortalecer suas pré-candidaturas e incorporar inovação e transparência, nossos Líderes contam com o programa Prepara RAPS.
A iniciativa oferece uma série de atividades aos pré-candidatos membros da RAPS, que incluem entrevistas e orientação individual, acesso à plataforma Datapedia, além de lives e videoaulas com especialistas em temas como advocacy, fake news, media training e sustentabilidade em campanhas.
Os (as) pré-candidatos (as) também podem trocar experiências por meio do Orienta RAPS, programa de mentoria que amplia a conexão e o networking sobre boas práticas entre lideranças que possuem ou já exerceram um mandato eletivo e aquelas que desejam ocupar um cargo este ano.
RAPS participa de lançamento de pesquisa do Vote Nelas
Na última semana, a RAPS participou do lançamento da pesquisa “Jornada da Candidata”, evento organizado pelo Vote Nelas, movimento suprapartidário voltado para mulheres que desejam se candidatar.
Estiveram no evento para compartilhar suas experiências na política a equipe da RAPS e as Líderes RAPS Tabata Amaral (PDT-SP), Marina Helou (REDE-SP), Janaína Lima (NOVO-SP), Dra, Cristina (PL-GO), Duda Alcântara (REDE-SP), Mariana Janeiro (PT-SP), Bruna Barros (PV-SP), Adriana Vasconcellos (PCdoB-SP) e Lucielle Laurentino (DEM-PE).
REDE RAPS
Com relatório de Líder RAPS, MP cria fundo ambiental com recursos de multas
A comissão mista da MP 900/2019 aprovou o relatório do Líder RAPS e senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que autoriza a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a criar um fundo ambiental privado constituído por recursos provenientes de multas ambientais. O objetivo é utilizar os recursos para financiar serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.
Líder RAPS é novo coordenador de Frente Ambientalista do Congresso Nacional
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara em 2019, o Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) é o novo Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. A cerimônia de posse aconteceu na terça-feira (18).
Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 10 anos
Em 2020, a Política Nacional de Resíduos Sólidos completará uma década de vigência. Depois de longa tramitação no Congresso Nacional, foi aprovada a lei que buscou regular o tratamento do lixo gerado no país. Na ocasião, a redação do projeto feita por um grupo de trabalho suprapartidário coordenado pelo Líder RAPS e deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), autor de legislação semelhante no estado de São Paulo e que escreveu artigo para o site Poder360 sobre os avanços e desafios nessa questão.
Lideranças RAPS são autores de PL que institui Política de Mobilidade Sustentável no Paraná
Com autoria do Líder RAPS e deputado estadual Paulo Litro (PSDB-PR), e coautoria do também Líder RAPS Goura (PDT-PR), foi sancionado PL que aprimora a lei 18.780/2016, que instituiu a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso de Bicicleta no Estado. As alterações preveem a implementação de infraestrutura cicloviária em novas obras do estado do Paraná.
NO RADAR
Evento debate causas e consequências das manchas de óleo no litoral brasileiro
Em 9 de março, a Fundação FHC promoverá o debate “Vida marinha e desenvolvimento: o que aprendemos com as manchas de óleo nas praias brasileiras?”. O evento tratará das causas, consequências e desafios do derramamento de petróleo que atingiu o litoral do Maranhão ao Rio de Janeiro. O painel reunirá especialistas, representantes da universidade, da Marinha Brasileira e do setor privado.
Tags