O segundo módulo do Curso de Formação e Capacitação de Líderes RAPS permitiu aos participantes um contato direto com estratégias de campanha eleitoral e tratou também de aspectos da conjuntura brasileira e as peculiaridades do sistema político no Brasil.
Para o vereador de Ribeirão Preto (SP), Marcos Papa, as vivências promovidas pela RAPS causam um impacto extremamente positivo em seu mandato porque contribuem para uma melhor organização de sua atividade parlamentar e têm motivado também uma profunda reflexão sobre os temas do cenário político nacional.
Para Mário Rafael Rossetti, de Campo Grande (MS), o módulo 2 do Curso de Formação e Capacitação de Líderes RAPS foi uma grande oportunidade para aprender a estruturar uma campanha eleitoral e desenvolver as estratégias para a construção de uma candidatura bem sucedida. “A didática, a dinâmica, a estrutura, os conceitos e os princípios da RAPS serão os norteadores, através de seus líderes, de um política com mais qualidade no país.”
O líder RAPS Lázaro Augusto dos Reis (MG), disse que as orientações do especialista de Harvard apontam para a profissionalização das campanhas eleitorais. “Apesar da importância de lidar com a questão de forma mais profissionalizada, Steve Jarding mostrou que é possível construir um projeto de país sem a necessidade de abandonarmos nossos sonhos, princípios e valores. Além disso, reencontrar a família RAPS e todos os líderes é sempre enriquecedor.”
O professor universitário Zysman Neiman (SP), também líder RAPS, considera importante o debate sobre as práticas da política. “Apontar os vícios da má política é fácil e simplista. Mais difícil é encontrar alternativas para a proposição de práticas mais éticas e sustentáveis, e esse desafio não se vence com respostas rápidas. Discutir os padrões da prática dos partidos políticos durante as campanhas eleitorais é fundamental para que novos caminhos possam se vislumbrar. Creio que o que estamos fazendo na RAPS, ao desnudar o processo político e seus métodos consagrados, é o primeiro passo para uma nova prática. Este grupo de Líderes RAPS está construindo uma visão nova, na qual sustentabilidade não seja retórica, mas ação cotidiana na política.”
RAPS incentiva reflexão e melhora na qualidade da prática política, dizem Líderes.
4 de setembro de 2013