O relacionamento de um gestor público com a imprensa não é uma tarefa simples. O porta-voz escolhido é o responsável para falar em nome de um governo, por exemplo, ou de uma instituição. O trato com profissionais de imprensa, seja em eventos, coletivas, entrevistas etc., exige daquele representante uma comunicação clara e objetiva. Assim, elimina-se qualquer chance de margem para interpretações erradas por parte da mídia.
No intuito de auxiliar os Líderes RAPS, promovemos ciclos de media training, oferecido dentro do Programa Líderes RAPS 2021, e voltado especificamente para prefeitos(as) e vice-prefeitos(as).
Os últimos três encontros foram realizados em janeiro de 2022, sendo a ação finalizada na terça-feira (18). Na ocasião, participaram Paula Ioris (PSDB/RS), vice-prefeita de Caxias do Sul, Isaac Piyãko (PSD/AC), prefeito de Marechal Thaumaturgo, e Bia Numeriano (REDE/PE), primeira vice-prefeita da história de Floresta.
Os outros dois ciclos executados neste mês foram na terça-feira (11) com as presenças de Renata Bravo (PSDB/SP), vice-prefeita de Santos, Ricardo Fabris (PSD/SC), vice-prefeito de Criciúma, e Cristiano Vilas Boas (PT/MG) vice-prefeito de Mariana, e no sábado (15) com as participações de Katarina Feitoza (PSD/SE), vice-prefeita de Aracaju, e Topazio Neto (Republicanos/SC), vice-prefeito de Florianópolis.
As aulas, realizadas via plataforma Zoom, foram ministradas por Eliana Fonseca, professora e preparadora de oratória, atriz, diretora e roteirista de cinema, teatro e TV. No curso, ela abordou, entre outros temas, a forma correta de transmitir uma informação de forma clara e objetiva para quem escuta, e técnicas de respiração. Além disso, foram praticadas as dinâmicas de associação de palavras e “puxa vida”, está última um ambiente semelhante ao programa Roda Viva. Ao final dos exercícios, os participantes receberam um feedback das suas participações nas atividades.
[ssba-buttons]Tags