“As grandes transformações no Brasil não vão acontecer a partir de Brasília, mas dos municípios”. Com estas palavras, o empresário Guilherme Leal pontuou sua fala na abertura do Encontro Anual da RAPS, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo, no último dia 10 de dezembro. Na qualidade de presidente do Conselho Diretor da organização, Leal destacou que valores como ética, transparência e diversidade, atualmente raros na política, devem ser a marca das lideranças políticas da RAPS, que farão toda a diferença no país a partir de seus territórios regionais.
O diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos deu boas-vindas aos mais de 150 participantes do evento e, ao lado do diretor adjunto Alexandre Schneider, futuro secretário de educação do município de São Paulo, foi apresentado o balanço das ações institucionais no ano de 2016.
O Encontro Anual da RAPS foi coordenado pela deputada estadual Raquel Lyra (PSDB), prefeita eleita de Caruaru (PE), que apontou como principal desafio do Brasil promover o reencontro do cidadão com a política.
“As pessoas não enxergam mais os políticos como seus representantes de fato. É preciso reescrever a política com a participação da sociedade, traduzindo o sentimento das pessoas, as demandas das comunidades e hoje a tecnologia ajuda a potencializar isso.”
A nova prefeita de Caruaru contou que, durante a campanha, conversou com 1.500 pessoas para elaborar o plano de governo e nenhuma delas demonstrou interesse em seu partido, mas sim nas propostas que apresentava.
“A questão que precisamos responder é como transformar os territórios através da boa política, com ações práticas que representem uma mudança real na vida das pessoas, com novos paradigmas de gestão e diálogo com a população”, finalizou.
O Encontro Anual da RAPS reuniu lideranças políticas de todo o país, com e sem mandato, dos três projetos (Líderes RAPS, Jovens RAPS e Empreendedores Cívicos), além de membros dos conselhos da organização e de convidados.
Na pauta do evento, muitos debates sobre a atual conjuntura política brasileira, num ano marcado por manifestações em todo o país, impeachment da presidente Dilma Rousseff, Operação Lava Jato, conflito entre os poderes e fragmentação partidária.
(Leia matéria Debate sobre panorama político aborda riscos e oportunidades da crise)
Tags