Em mais uma ação para colaborar para o enfrentamento à crise ocasionada pelo coronavírus no país, a RAPS apoia o movimento Brasil Sem Corona, lançado no último dia 20 de março pela plataforma colaborativa Colab e a Epitrack, referência internacional para detecção de epidemias.
Com o nosso apoio e de outras organizações, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a disseminação do vírus nas cidades, mapeando os casos de Covid-19 e as regiões com risco de surtos, para ajudar as equipes de saúde das prefeitura se governos estaduais e federal no combate à pandemia.
A plataforma é baseada no conceito de vigilância participativa e cria um canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura, favorecendo a coleta de dados para que os algoritmos de predição de epidemias consigam apontar as áreas mais críticas. A abordagem é validada cientificamente, com experiências bem-sucedidas em Copas do Mundo, Olimpíadas, surtos de Influenza nos EUA, Epidemia do zika no Brasil, dentre outras situações críticas para a gestão pública.
O uso da plataforma pelas pessoas é muito simples: basta baixar o aplicativo do Colab no celular (disponível para Android e IOS) e responder a um questionário informando se está ou não com sintomas da doença ou se teve contato com alguém que contraiu o vírus.
Os governos interessados podem acessar as informações agregadas coletadas a partir da plataforma. Para saber mais e participar, faça um cadastro no site brasilsemcorona.com.br, na aba “Quero ajudar”.
[ssba-buttons]Tags