A RAPS recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, na categoria Transversalidades, pelo programa Orienta RAPS, programa de mentoria que tem a finalidade de ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas entre lideranças políticas que possuem ou já exerceram um mandato eletivo e aquelas que desejam disputar as eleições.
O Orienta RAPS teve uma edição piloto em 2019, com cinco duplas de mentores e mentorados, de sete diferentes partidos. Em 2020, houve uma edição no início do ano – com sete duplas e membros de 11 partidos envolvidos – e outra com nove duplas formadas exclusivamente por mulheres pertencentes e 11 legendas diferentes.
AAlém da diversidade partidária e ideológica, a questão étnico-racial também é considerada na formação das duplas. Na edição exclusica para lideranças políticas femininas, o objetivo também foi oferecer uma contribuição mais efetiva para ajudar a superar a desigualdade de gênero nas eleições. O programa já foi destaque em veículos como Folha de S.Paulo, UOL e TV Cultura.
Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade
Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, o Selo está em sua terceira edição e reconhece boas práticas de gestão da diversidade, inclusão e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. A honraria tem validade de 1 ano e o término de sua vigência coincidirá com o lançamento da edição seguinte. O objetivo dessa proposta é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras dimensões e categorias.
[ssba-buttons]Tags