Durante os três dias do Módulo II de Formação e Capacitação da turma de 2015 dos Líderes RAPS, o professor da Harvard Kennedy School, Steve Jarding, orientou os participantes a prepararem uma campanha eleitoral vitoriosa.
Explorando conceitos como planejamento estratégico, desenvolvimento da mensagem do candidato, formação de equipe, captação de recursos e pesquisa, Jarding explicou técnicas e citou vários cases bem sucedidos de campanhas que coordenou em países, como Estados Unidos, Romênia e Espanha.
“É necessário controlar todos os aspectos de uma campanha. Temos que ganhar em tudo, porque, quando surge um problema, temos fôlego para reverter a situação. Primeiramente, é preciso executar um plano de campanha. Por isso, estudem absolutamente tudo sobre a região na qual vocês serão candidatos.”
Steve Jarding destacou os aspectos mais relevantes de uma campanha e os custos que representam no orçamento, a exemplo da comunicação e mídia, que consome cerca de 60% dos recursos. Em segundo lugar, os custos com a equipe de profissionais que trabalharão na campanha também representam uma parte importante do orçamento (cerca de 15%), pois exige a contratação de especialistas e uma boa preparação e treinamento de todo o grupo. Para Jarding, é impossível fazer uma campanha bem sucedida sem dinheiro, por isso é importante um bom planejamento e não deixar para a última hora.
“Comece angariar recursos para a campanha com antecedência ou, pelo menos, prepare-se para isso. Só contar com mídias sociais e equipe de voluntários não é suficiente para fazer uma boa campanha.”
Mensagem positiva
Em sua palestra, o professor de Harvard falou também sobre a importância de se desenvolver uma mensagem positiva e coerente com a verdade do candidato. Segundo ele, a mensagem da campanha é o “disparador emocional” que irá fazer com que o eleitor preste atenção no candidato.
“As pessoas querem saber o quanto você, político, é ser humano, como elas são. Não basta apenas transmitir a mensagem do seu partido. Os eleitores querem se conectar a você. Por isso, passe emoção e paixão a eles. Caso contrário, eles acharão que você apenas repete o mesmo discurso raso de todos”.
Sobre os Líderes RAPS que são jovens e que irão se candidatar pela primeira vez em 2016, Steve Jarding considera que a falta de experiência pode ser um aspecto positivo na campanha.
“Falta de experiência não é falta de capacidade. Para quem está começando, é fundamental ter conhecimento dos problemas da região, das principais causas da comunidade. É preciso ter domínio das informações, das estatísticas e demonstrar segurança nas propostas e nos posicionamentos. O novo pode representar a alternativa política que a sociedade busca, mas é preciso se preparar muito com disciplina e com bastante antecedência.”
Agentes da mudança
Para Steve Jarding, a política é a esperança para a humanidade porque tem efetivamente um papel transformador da sociedade. Por isso, o Líder RAPS que vai para uma campanha tem que ir para ganhar. Entretanto, ele alerta que é preciso muita preparação e cada detalhe deve ser tratado com grande importância, como a forma de transmitir sua mensagem, por exemplo.
“Não basta apenas falar sobre saúde, educação, transporte e segurança, como todos fazem. É preciso se conectar mais profundamente com o eleitor. O político deve estar próximo das pessoas. Os eleitores não vão lembrar das palavras, mas lembrarão do sentimento agregado a elas. Discurso bem-sucedido é aquele que faz as pessoas agirem, tomarem atitudes, se engajarem na causa e nas propostas”.
Steve também falou da importância das mídias sociais numa campanha e destacou as principais vantagens das novas tecnologias, como baixo custo, instantaneidade, facilidade de customização e interação e com grande poder mobilizador.
Ao encerrar sua participação, o especialista de Harvard disse que o grupo de Líderes RAPS são os agentes da mudança que o Brasil precisa.
“Vocês são muito mais do que apenas teoria. Por isso, mostrem resultados tangíveis aos outros. Vocês têm muito talento e capacidade. As pessoas estão com fome de resultados. Impactem a mudança esperada pelos brasileiros. Mostrem a RAPS para o Brasil”.
Saiba mais sobre o Módulo II de Formação e Capacitação dos Líderes RAPS 2015
Tags