Já está na biblioteca do site da RAPS, num arquivo aberto e gratuito, a publicação “Direitos da Primeira Infância – Avaliação, qualidade e efetividade de políticas públicas”. O documento é fruto da parceria, fechada desde maio de 2016, entre a RAPS e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. “Sabemos que a primeira infância envolve muitas áreas, desde saúde e educação a questões da economia. Por isso, com essa parceria, queremos mostrar que as políticas públicas precisam ter conexões com essa prioridade para potencializar os recursos destinados à infância, que já são escassos”, explica o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos.
O principal objetivo da parceria é a sensibilização de lideranças políticas em relação à importância do tema da Primeira Infância. Dentro desse escopo, foram realizados debates sobre o tema com a presença de especialistas da área e lideranças da RAPS. Como resultado desse debate, foi elaborada uma publicação enxuta e objetiva, fora do viés acadêmico, que servisse de bússola sobretudo aos candidatos às eleições de 2016.
“A liderança que acessar o documento encontrará indicações de materiais para consultas, referências de legislações que regem o tema e exemplos de boas práticas”, explica Camila Salvatore, colaboradora da RAPS na área de Cooperação e Parcerias. Salvatore explica que, caso haja renovação na parceria, a ideia é dar continuidade nas publicações, fazendo uma abordagem focada nas lideranças que possuem mandatos e que podem colaborar na criação de políticas públicas que protejam a primeira infância.
Acesse aqui o documento na nossa biblioteca RAPS.
Tags