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Política 2.0: como usar marketing digital e mídias sociais na campanha

23 de maio de 2014

No segundo dia de formação e capacitação de Líderes RAPS 2014, Maurício Brusadin, consultor da empresa e-Politics, especialista em comunicação digital, falou sobre o uso das novas tecnologias  nas campanhas eleitorais.  Na chamada “Era Big Data”, é imprescindível que o candidato utilize a internet e todas as ferramentas digitais para se comunicar com a sociedade,  mas destacou que é necessário adequar a mensagem às características da rede.
Brusadin explicou que com o surgimento das redes sociais, a política perdeu a sua estrutura verticalizada.  Segundo ele, a rede é, por essência, horizontal, um caminho para o diálogo entre o eleitor e seus candidatos. “Hoje, o boca a boca ocorre por meio das mídias sociais. Os candidatos devem estar atentos a estes espaços de comunicação, devem chamar o eleitor ao diálogo. É preciso ter mensagens bem definidas, passar a ser reconhecido por uma causa. É preciso produzir conteúdo! A internet não funciona sem conteúdo!”
O especialista destacou que Facebook, Twitter, Youtube,  Instagram, Google +,  sites e blogs são recursos obrigatórios para potencializar a comunicação e a interação com o eleitorado, mas alertou que não é recomendável concentrar toda a campanha somente nas redes sociais. ” A internet é meio. Não adianta postar todos os dias, ter uma interação intensa na rede e não criar chamados de ação, como mobilizar o eleitor para as ruas, por exemplo. É preciso ampliar os laços, estabelecer as relações reais com a sociedade, mobilizar, buscar resultados”, orientou.
Para Brusadin, as eleições de 2014 serão intensamente marcadas pelo uso do Whatsapp, um aplicativo de celular que permite a comunicação instantânea  e gratuita com grupos segmentados de pessoas. “Para ter bons resultados na internet é preciso ter uma estrutura disciplinada de ações, com regularidade de postagens,  bons conteúdos,  linguagem simples, vídeos interessantes, arte criativa e bom humor”, finalizou.

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