Coordenados por Líderes RAPS da turma de 2013, os participantes do primeiro módulo de formação de Líderes de 2014 debateram em grupo o conceito de ação política. Veja algumas opiniões:
“A ação política tem que ser completa, tem que ter objetivos, resultados, e ser transformadora na sociedade.” Alexandre Schneider (SP)
“O atual sistema eleitoral é caracterizado por uma competitividade selvagem. Não precisa ser assim.” Evandro Gussi (SP)
“É preciso ação política para reinventar a democracia a fim de que ela seja direta, distribuída, interativa e colaborativa, independente das estruturas formais.” Rodrigo Baggio (RJ)
“Há uma insatisfação geral com a política por parte da população, uma crise de credibilidade. Mas há gente boa na política, há seriedade, comprometimento, mas a mídia, em geral, só explora as mazelas.” Deputado Estadual Reinaldo Alguz (SP)
“O que estamos discutindo aqui tem uma característica acadêmica, são discussões de alto nível e muita reflexão, mas o objetivo da RAPS é contribuir para eleger pessoas que irão aplicar os princípios da instituição. Como vamos levar estas mensagens para a sociedade, principalmente para as camadas mais simples? Como vamos traduzir todos esses conceitos e princípios? Isto é ação política.” Anderson Mendes – RO
“Vivemos uma crise de representatividade do modelo político. Pessoas que antes não tinham voz foram às ruas e passaram a ter. Como constituir uma participação inclusiva de todas as parcelas da sociedade? As tecnologias podem ser um instrumento importante para a disseminação das informações e para dar mais espaço para a voz da sociedade.” Giberto Conti (SP)
“Democracia não é o governo da maioria, mas a capacidade de dar voz à minoria.” Marcela Trópia (MG)
“O presidencialismo de coalizão, que aí está, tem se caracterizado pelo loteamento dos ministérios e a liberação de emendas parlamentares como forma de fazer política. Os temas de interesse nacional passam ter um papel secundário, terciário, como se não tivessem relevância. A reforma política não sai porque não há interesse. É possível mudar esta situação, mas não será fácil enquanto não houver uma base parlamentar disposta a isso.” Senador Rodrigo Rollemberg (DF)
[ssba-buttons]
Tags