Temos acompanhado com preocupação os ataques que o Secretário de Educação do Município de São Paulo, Líder RAPS e Diretor Adjunto, Alexandre Schneider, vem sofrendo nos últimos dias em decorrência de sua discussão pública com o Vereador Fernando Holiday (DEM), iniciada após sua visita, em 04/04, à escola municipal Constelação do Índio com objetivo de fiscalizar se há, por parte dos professores, doutrinação ideológica em sala de aula.
Notícias falsas, ataques pessoais e até uso distorcido de foto de Alexandre em um dos eventos promovidos pela RAPS foram utilizados em sites e redes sociais com o intuito de questionar seu preparo, credibilidade e posicionamento político.
Mais do que defender o trabalho de Alexandre à frente da secretaria, trabalho este reconhecido pelas mais importantes instituições da sociedade civil ligadas à educação que saíram em sua defesa nos últimos dias, à RAPS cabe uma defesa da ética e dos princípios e valores que defende, especialmente a integridade e a Amizade Cívica entre seus membros.
Ao se constituir em um espaço de diálogo entre lideranças políticas de diferentes partidos, a RAPS busca contribuir para a solução dos problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais de nossas cidades e de nosso País sem sectarismo, ataques à honra e mentiras.
Estamos convictos de que uma cidade melhor para todos os seus cidadãos só é possível quando o respeito democrático impera nas relações humanas e é por isso que reiteramos nosso repúdio à visão dicotômica e messiânica da política, por meio da qual um grupo se autoproclama detentor da verdade e do bem, atacando aqueles que discordam das suas ideias e posicionamentos. A história já nos mostrou diversas vezes os malefícios de permitirmos, como sociedade, que esse tipo de atitude prevaleça na esfera pública.
Continuaremos trabalhando diariamente para que as forças políticas brasileiras, de todos os espectros políticos-ideológicos, mantenham diálogo aberto e respeitoso sobre os reais problemas da população brasileira, com a dignidade, sobriedade e espírito republicano que as funções públicas exigem.
Renovamos nosso compromisso com a construção do Brasil em um país mais democrático, livre, próspero e sustentável.
Tags