No último final de semana, dias 27 e 28 de julho, aconteceu o Módulo II de Formação dos 64 Líderes RAPS 2019, em São Paulo (SP). Apresentado por Ursula Vidal, Líder RAPS e secretária de Cultura do Pará, o evento teve como tema “Liderança e Sustentabilidade na Política” e contou com painéis, workshops, e dinâmicas de integração e networking.
Na abertura do módulo, a diretora-executiva RAPS Mônica Sodré destacou a importância da programação do evento, focada em água e saneamento, que abrange o conceito de sustentabilidade de maneira mais ampla e relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “O nosso compromisso é trazer para o debate a temática do desenvolvimento sustentável para que lideranças diversas do Brasil inteiro possam se qualificar para as suas atuações políticas cotidianas”, afirmou.
Mônica Sodré destacou, ainda, a diversidade de rede de membros da organização e a busca constante pelo aperfeiçoamento nesse sentido. Além disso, reforçou os valores de amizade cívica que caracterizam a atuação da RAPS e pautaram todas as dinâmicas do evento. “Temos como objetivo trazer um debate honesto, qualificado, seguro e respeitoso”, finalizou.
A programação do evento contou com debates sobre temas como sustentabilidade, saneamento básico, primeira infância, campanhas eleitorais, mobilização de redes, reforma tributária e economia sustentável e futuro do trabalho.
O evento contou com apresentações de Roberta Simonetti, responsável pela área de Finanças para Sustentabilidade da WWF Brasil; Alfredo Sirkis, jornalista, escritor e ex-deputado federal; Ângelo Lima, secretário-executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA); Lauro Marins, diretor para a América Latina do CDP; Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas (SOS Mata Atlântica); Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE), prefeito de Aracaju (SE); Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água; Rubens Filho, coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil; Maria Tereza Paschoal, secretária de Educação de Londrina (PR); Vital Didonet, da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI); Maíra Souza, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Carlos Torres Freire, diretor científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); Frederico Celentano, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento São Paulo; Cayan Portela, pesquisador do IPEA/UnB; Laura Carvalho, economista e professora da FEA-USP; Cila Schulman, vice-presidente da Ideia Big Data; Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria; e Pedro Bruzzi, sócio da startup Arquimedes.
O encerramento das atividades aconteceu com o workshop “Líderes para o século XXI”, ministrado por Carolina Fernandes, consultora e facilitadora em cultura organizacional; e Georgia Cunha, consultora, facilitadora e gestora de projetos. A dinâmica apresentou técnicas inovadoras para o desenvolvimento humano, social e emocional dos líderes, que puderam aprender elementos que melhoraram seus processos de gestão, relacionamento e interlocução junto a seus eleitores e representados.
O Líder RAPS e vereador Caê Martins (PSD-SC) destacou a importância da experiência durante o Módulo II. “O dialogo cria a base para a colaboração, a RAPS é a força da partilha na jornada da amizade cívica”, afirmou. Já a Líder RAPS Maiara Reis descreveu o sentimento após participar de palestras, workshops e dinâmicas de integração. “É impossível sairmos daqui igual, não dá para traduzir em foto ou vídeo o que a gente vive na RAPS”, resumiu.
[ssba-buttons]Tags