Como cidadã e funcionária pública da Guarda Municipal acompanhei a política como quem observa um jogo de xadrez. Agora, como vereadora de Florianópolis, passei a ser uma peça neste tabuleiro. Eis que recebi o convite para participar do programa Orienta RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – voltada aos políticos eleitos. Nele, fui mentorada pela Líder RAPS Loreny, durante quatro encontros, dois com minha equipe de gabinete.
Neste período aprendi sobre o tempo do legislativo, que é diferente, bem como sobre os ritos regimentais, as negociações políticas e os jogos de interesses partidários, que até então, assistia de forma distante. Ademais, fui incentivada e orientada a adotar medidas, capazes de contribuir para um melhor funcionamento do nosso gabinete.
Nesse sentido, afirmo que o programa Orienta RAPS foi um marco no primeiro semestre do nosso mandato. Estava passando por muitos ruídos internos e percebi que ao invés de cuidar dos objetivos estava apagando incêndios internos, como não me permitir fazer trocas na equipe, pois sentia que seria errado desligar pessoas que contribuíram até aquele momento. Numa conversa com a Loreny tive muito claro que precisava enfrentar estes desafios, focar nos resultados que busco, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Desta forma, a mentoria me fez voltar para o foco central, que é a política na cidade, o atendimento às pessoas, a transparência e a harmonia da equipe. Com isso, fiz trocas necessárias, abri processo seletivo para duas vagas por meio de uma parceria com o RenovaBR, onde fui selecionada para a estratégia de aceleração de mandato da LEGISLA Brasil. Mesmo com todas estas reformulações internas mantive minhas redes sociais ativas, as fiscalizações e presença em debates importantes sempre presente e atuante.
Reconheço, de forma muito certa e tranquila, que o Orienta RAPS me deu coragem para enfrentar os primeiros obstáculos e o aprendizado ficará sempre presente. Foi muito rico ouvir de uma mulher que já teve mandato, sobre suas experiências, a maneira como superou as dificuldades, no que inovou, o que deu certo e perceber que mesmo que tenhamos que enfrentar pressões internas e externas, é preciso manter o equilíbrio emocional para ser o mais assertiva possível nas escolhas e ter maturidade suficiente para, se precisar mudar algum rumo, fazê-lo no tempo certo.
Se hoje estou aqui tenho plena consciência de que a RAPS tem sua marca na minha caminhada. Uma parceria que vai além de bandeiras ideológicas e partidárias. Diante disso, sou grata às minhas mentoras, Paula Mascarenhas, a primeira, antes da campanha eleitoral e que deu certo, fui eleita! E também à Loreny e à diretora Mônica Sodré com toda sua equipe, mulheres que me inspiram pela força, sensibilidade, inteligência e resiliência, que fazem a política real que impacta nossa vida na prática, sejamos nós protagonistas ou coadjuvantes neste grande teatro da vida.
Maryanne Mattos
Mentorada, vereadora em Florianópolis (PL/SC)
Loreny
Mentora (SD/SP)
___________________________
O Orienta RAPS é uma ação que busca ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas em temas relevantes entre os Líderes RAPS. A edição de 2021 focou em prefeitos(as) e vereadores(as) que estavam exercendo o primeiro mandato e gostariam de participar do programa de mentoria com experientes Líderes RAPS com mais anos de atuação na política e/ou com grande conhecimento em uma temática específica.
[ssba-buttons]Tags