Com a internet chegando cada vez mais aos lares brasileiros, além do crescente uso de smartphones, um fenômeno começou a ganhar corpo, principalmente a partir das eleições de 2018: as fake news. Vista com preocupação por governos, empresas de mídia e pela população em geral, o modus operandi das notícias falsas são, em geral, com forte apelo emocional e títulos sensacionalistas que chamem a atenção, cause o consumo rápido, sem verificação do conteúdo e acelerado compartilhamento em sites, redes sociais e blogs.
Uma pesquisa do Datafolha de março deste ano mostrou que 81% dos entrevistados defendem a exclusão de publicações falsas nas redes sociais sobre a eleição no Brasil. Além disso, 60% disseram que fake news podem influenciar muito o resultado das eleições. A onda de desinformação que tem tomado conta do país e do ambiente político, em especial nos últimos quatro anos, muito nos preocupa porque pode colocar em risco a democracia, uma das nossas bandeiras junto da sustentabilidade.
Com o objetivo de qualificar o debate acerca do tema, realizamos nesta quarta-feira (13) um encontro, via zoom, dos Líderes RAPS no Congresso Nacional com o relator PL 2630/20 na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), para discutir os principais pontos da proposta. A conversa, com mediação da nossa diretora executiva, Mônica Sodré, contou também com a participação dos especialistas Pedro Doria, colunista da CBN, O Globo e Estadão, e Bia Barbosa, da Coalização Direitos na Rede.
O Projeto de Lei 2630/2020, de autoria do Líder RAPS e senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) e conhecido como PL da Fake News, prevê a instituição da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A matéria, que teve o seu requerimento de urgência negado por insuficiência de votos na quarta-feira (6), trata de temas que afetam diretamente as eleições, como moderação de conteúdo, publicidade na internet e o combate ao fluxo de desinformação que circula livremente nas redes sociais.
Sobre o tema, também fizemos uma nota técnica que você pode acessar aqui: https://bit.ly/NotaTecnicaPL2630
[ssba-buttons]Tags