No segundo dia do Módulo II de formação dos Líderes RAPS 2017, realizado no dia 26 de agosto, na sede da RAPS, em São Paulo, o foco das apresentações foi sobre a comunicação em campanhas eleitorais. Na parte da manhã o professor de Políticas Públicas da John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard, Steve Jarding expôs como elaborar e transmitir a mensagem da campanha e redigir um discurso que gere impacto nos eleitores. Na parte da tarde, o professor realizou o media training, com técnicas sobre a expressão corporal e a voz em discursos, entrevistas e debates.
A coordenadora do evento, Líder RAPS e vereadora de Piracicaba (PSDB – SP) Nancy Thame abriu o evento falando sobre a importância da RAPS em realizar essa formação para suas lideranças, e apresentou a programação do dia. Em seguida, o professor Steve Jarding iniciou sua palestra sobre a elaboração da mensagem da campanha e destacou a importância de ela transmitir com clareza a razão pela qual alguém deve ser eleito e também porque os adversários não devem ser votados. Na sequência, o professor de Harvard debateu acerca da escrita e fala de discursos apresentando um guia de 10 itens para obter um bom desempenho ao falar com os eleitores, como buscar um tema central, focar em histórias que possam ilustrar a fala e, ao final, provocar emoção e entusiasmo nos ouvintes.
Na parte da tarde, Steve Jarding realizou o media training, que busca conectar o candidato a seu público por meio da linguagem corporal, da tonalidade da voz e do uso adequado de palavras durante o discurso. Postura, movimento das mãos, expressões faciais, olhar, voz e expressões utilizadas foram algum dos tópicos abordados. Dicas de como se comportar em debates, entrevistas e discursos também foram apresentadas pelo professor de Harvard.
Saiba mais sobre o Módulo II dos Líderes RAPS 2017 clicando aqui
Tags