Durante o Encontro Anual RAPS 2015, os participantes integraram mesas temáticas de debates, no período da tarde, com o objetivo de identificar e apresentar sugestões para os desafios da organização e de seus membros em 2016.
Sob a coordenação do Líder RAPS Zysman Neiman, que deu um depoimento inspirador sobre a importância de se extrapolar a ação política e fazer chegar à sociedade os conceitos de sustentabilidade em todas as suas dimensões, os participantes discutiram quatro aspectos específicos: Mandatos, Campanhas, Visão Compartilhada de Desenvolvimento Sustentável e Engajamento da Rede.
Sobre Campanhas, o principal ponto discutido foi o uso da criatividade e das novas tecnologias para o desenvolvimento de ação de baixo custo capaz de estabelecer uma comunicação direta com o eleitor.
Já as discussões sobre Mandatos buscaram identificar propostas inovadoras de atuação parlamentar, boas práticas já testadas e que devem ser compartilhadas com os demais membros da rede.
As mesas que debateram uma Visão Compartilhada de Desenvolvimento Sustentável propuseram uma reflexão a ser apurada dentro da RAPS durante o ano de 2016 sobre o quanto a organização e seus membros já incorporaram do conceito de sustentabilidade em suas ações políticas.
Por fim, o tema Engajamento apontou para a necessidade de atuação em rede, no seu sentido mais amplo, buscando a descentralização da própria RAPS e a potencialização do protagonismo local por meio da mobilização da sociedade em torno de suas demandas mais imediatas.
Neste sentido, surgiu também a proposta de criação de um Comitê RAPS que contribuiria com o planejamento e a organização destas ações no âmbito regional. Todas as propostas apresentadas a partir destes debates serão encaminhadas e analisadas pela RAPS com a possibilidade de, futuramente, serem incorporadas às ações da instituição a partir de 2016.
Tags