Membros da RAPS são premiados na região sul e sudeste do país
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) premiou, no dia 16/06/2016, diversas lideranças políticas da região por meio do “Boas Práticas em Gestão Pública”, prêmio que dá ênfase sobretudo na questão da transparência do setor público. A RAPS tem muito a comemorar nesse sentido, porque tanto na elaboração do prêmio como na lista dos que concorreram e/ou ganharam, lideranças da organização marcaram presença, contribuindo para o resultado final.
Os Empreendedores Cívicos 2016 Jaime Klein, do Observatório Social de São José, e Jonas Tadeu Nunes, do Observatório de Itajaí, juntamente com o também Empreendedor e colaborador da RAPS em Santa Catarina, Anderson Giovani da Silva, participaram ativamente da elaboração do prêmio. “Em momentos de reconhecimento à inovação na gestão pública como este, os empreendedores, jovens e líderes que assumem um compromisso com a ação política pela sustentabilidade mostram para a sociedade que é possível fazer mais, fazer melhor e inspirar a confiança necessária para a construção de um novo Brasil”, ressaltou Anderson.
A prefeitura de Blumenau (SC), que tem como gestor o prefeito e Líder RAPS Napoleão Bernardes, foi vencedora do prêmio na categoria “Qualidade na Gestão Pública”, com o projeto da Secretaria de Gestão Governamental chamado “Programa Gestão Transparente”, que implementa ações e ferramentas que ampliam o acesso às informações da administração municipal. Esse resultado também é fruto do trabalho de um Jovem RAPS 2016, Leandro Rodrigues, que em 2014 atuou como secretário adjunto nessa Secretaria. O Empreendedor Cívico Mateus Sant’ana, pelo desenvolvimento do aplicativo SOS Eleitor, também foi reconhecido entre as boas práticas da premiação.
Premiação também nas regiões nordeste e sudeste
O Líder RAPS Rodrigo Agostinho, prefeito de Bauru-SP, e o Líder RAPS Douglas Lucena, prefeito de Bananeiras-PB, receberam da Fundação Abrinq o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, no dia 21 de junho.
O “Programa Prefeito Amigo da Criança” incentiva os prefeitos a se comprometerem no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seu município.
A Fundação Abrinq incluiu Bauru e Bananeiras entre os 102 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2013-2016.
Todas essas iniciativas vão ao encontro da missão da RAPS, que é interferir no sistema democrático promovendo valores como a ética, a transparência e a sustentabilidade. O reconhecimento dessas ações também dá sentido ao trabalho da nossa rede de lideranças distribuída em todo o Brasil, provando que é possível a construção de políticas totalmente alinhadas com esses valores.
Tags