O Líder RAPS e vereador no município de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PV), criou uma rede de parlamentares que se comprometem por mandatos colaborativos baseados nos princípios da transparência, representatividade e participação popular. “A ideia da rede de parlamentares é juntar iniciativas que já existam e dar mais corpo a elas por meio do compartilhamento open source (gratuito e modificável, na tradução livre) das tecnologias sociais adotadas nos mandatos”, explicou o parlamentar.
A convite do mogiano, os Líderes RAPS Leandro de Morais (PPS), de Pouso Alegre-MG, e Gustavo Bonafé (PSDB), de Poços de Caldas-MG, também fazem parte da rede. Além desses nomes, também integram o grupo de trabalho os vereadores Marcelo Krauss (REDE) de Itajubá (MG); Rodolfo Marcondes (PDT) de Salesópolis (SP); Thiago Lucena (PMN) de João Pessoa-PB; Marco Santo Antônio (PDT) de Angra dos Reis-RJ; ; Amaury Dias (PV) de Ribeirão Pires-SP; e Esdras Nascimento (PSB) de São Vicente-SP.
Os Líderes RAPS Cunha e Bonafé buscam soluções para tornarem seus mandatos políticos abertos à participação popular. Em Mogi das Cruzes, o mogiano idealizou os “300”, que é uma rede de pessoas unidas pela transformação social, que envolve meios de empoderar e engajar o munícipe para cocriar a Política, a gestão do município e as melhorias na cidade. Já em Poços de Caldas, Bonafé, inspirado no “300”, criou os “Agentes 165” visando o mesmo objetivo.
“Os membros da rede compartilham entre si ferramentas tecnológicas e inovadoras, a fim de promover avanços nas políticas públicas. Será uma forma de nós (parlamentares) participarmos da atuação uns dos outros e garantir a inovação no meio político”, garantiu Cunha.
Tags