No segundo encontro de Jovens RAPS em 2014, realizado neste fim de semana em São Paulo, os 35 participantes apresentaram os projetos que elaboraram para responder aos desafios propostos por Líderes RAPS no evento de abril passado.
Cada grupo fez uma explanação sobre sua proposta e ouviu os comentários dos líderes RAPS Ademar Bueno, Carlos Berque, Diego Conti e Ricardo Young, que ao lado do diretor executivo da organização, Marcos Vinícius de Campos, fizeram observações sobre os diversos aspectos a serem considerados para aprimorar e viabilizar os projetos.
Internet, redes sociais, transparência e agilidade na comunicação foram temas frequentes em todos os projetos apresentados porque dialogam diretamente com o que os jovens esperam da política. O jovem RAPS Daniel Mescouto, de Belém (PA), ressaltou a importância de a sociedade contribuir para que os jovens ocupem os espaços da política institucional. “Faça com que a juventude opine, faça a juventude se sentir parte destes processos”, recomendou.
No período da tarde de sábado, os Jovens RAPS assistiram à palestra “Política e Sustentabilidade”, do vereador Ricardo Young, que falou sobre a experiência do mandato na Câmara Municipal de São Paulo e os desafios para ressignificar as casas legislativas e a política institucional. “As pessoas querem gente nova na política, mas gente que não tenha um discurso viciado e superficial. As pessoas querem uma comunicação verdadeira e coerente com as causas defendidas e os posicionamentos assumidos. O poder da credibilidade na política é tudo.”
Tags