Nos dias 16 e 17/09 a RAPS realizou, na sua sede em São Paulo, o II Módulo de Formação dos Jovens RAPS que ingressaram na organização neste ano de 2017. São pessoas, entre 18 e 30 anos, que possuem uma ação política já constituída e têm clara intenção de se candidatar a cargos eletivos ou participar do processo de fortalecimento da política institucional.
“Invistam nessa rede que a RAPS lhes oferece pois o conteúdo que vocês encontrarão aqui é muito valioso”, disse o Líder RAPS Fernando de Holanda que, juntamente com a coordenadora da área de Projetos, Vanessa Pechiaia, recepcionou os jovens na manhã de sábado. Holanda, que atualmente é membro do Conselho da Cidade do Recife (PE), enfatizou o quão importante a RAPS foi para sua formação política.
A programação do evento trouxe o Líder RAPS e vereador na cidade de Mogi das Cruzes (SP), Caio Cunha (PV), para compartilhar sobre um conjunto de iniciativas que estão tornando seu mandato parlamentar mais participativo e transparente. “Eu não acredito em super herois, eu acredito na força do coletivo”, enfatizou Caio, fazendo questão de não “personificar” o trabalho, mas valorizando sempre a participação popular. Após a explanação de Caio Cunha, tanto ele quanto Holanda, que já empreendeu uma campanha eleitoral em Recife (PE), compartilharam ideias e responderam dúvidas dos Jovens sobre campanhas e mandatos políticos.
O encontro também trabalhou outros temas essenciais para a construção de uma política sustentável: o cientista político Humberto Dantas promoveu um debate sobre o papel do jovem na política, dentro do recorte de 2013 a 2018; representando o Update Politics, do qual é um dos fundadores, Caio Tendolini falou sobre “Práticas emergentes na América Latina”; a especialista e colaboradora da RAPS, Roberta Moreno, trouxe a importância da construção de uma “Mensagem e Identidade Pública”; e, por fim, a Líder RAPS Alessandra Monteiro, trouxe a importante experiência de uma candidatura feminina.
Desafio Jovens RAPS 2017
Criado em 2014, o Desafio RAPS é uma atividade obrigatória para os Jovens RAPS de todas as turmas. Seu objetivo é desafiar os jovens a pensar nas principais problemáticas enfrentadas pelas lideranças políticas RAPS no exercício de sua ação política. Para a turma de 2017, a ideia é cocriar um manual de boas práticas dos mandatos, norteado pelos valores e eixos programáticos da RAPS.
A proposta segue a sequência das seguintes etapas: primeiramente, neste II Módulo, a discussão foi sobre como seria um mandato ideal tendo como parâmetro os eixos de atuação de Participação Popular, Transparência, Agenda de Sustentabilidade e Inclusão e Diversidade; depois, em outro encontro, os Jovens terão que indicar exemplos reais de boas práticas, em mandatos do Brasil ou do exterior; e, concluindo o Desafio, já no final do ano, eles terão que elaborar uma proposta de criação de uma ferramenta para auxiliar os mandatos políticos.
Tags