Edital de Contratação Nº 01/2015
Sobre o Instituto Escolhas
Embora os debates sobre desenvolvimento sustentável já tenham avançado no Brasil, nosso modelo de desenvolvimento permanece amparado na premissa de que os recursos naturais são infinitos e de que o desenvolvimento tecnológico trará as soluções para a escassez, quando ela se materializar. Internalizar a noção dos limites da natureza às escolhas realizadas pelos tomadores de decisão é crucial neste momento em que o Brasil vivencia a ameaça de um novo apagão de energia, crises hídricas, aumento substancial na exploração de petróleo, dentre outros.
Há muita opinião e pouca informação sobre como promover a inclusão do custo dos impactos sociais, econômicos e ambientais ao processo de formulação de políticas e iniciativas públicas e privadas. Há uma carência de dados quantitativos estruturados e de metodologias de cálculo que permitam demonstrar os impactos provocados por diferentes políticas e iniciativas nessas três dimensões do desenvolvimento sustentável.
Esse cenário dificulta a construção de consensos e alimenta a polarização de debates ideológicos, solidificando a oposição e o isolamento dos que defendem a exploração, de um lado, e os que buscam a preservação do meio ambiente, do outro. É preciso que se desenvolvam argumentos complexos e sólidos, capazes de fomentar o diálogo construtivo entre os dois campos e evidenciar os custos reais das escolhas que são feitas pelos tomadores de decisão e a sociedade em geral.
O Instituto Escolhas, cujas atividades se iniciaram em outubro de 2014, pretende influenciar este debate através do desenvolvimento de metodologias e a produção de dados que traduzam numericamente os custos econômicos, sociais e ambientais inerentes às difíceis escolhas que são feitas na busca de se promover desenvolvimento econômico e social, amparando assim novas leituras para a construção de um modelo de desenvolvimento que incorpore a premissa do uso limitado da natureza.
Sobre a Vaga e o(a) candidato(a)
Cargo: Assessor de políticas públicas e comunicação
A quem responde: Diretor executivo
Atribuições do cargo: assessorar a diretoria executiva na implementação da estratégia de atuação do Instituto, com foco na estratégia de comunicação e relacionamento com seus públicos externos.
Tarefas:
a) Elaborar informes e materiais de divulgação sobre estudos e pesquisas do Instituto;
b) Assessorar a diretoria executiva no relacionamento com a mídia e redes sociais, ongs e movimentos sociais;
c) Acompanhar a cobertura da mídia e as ações do governo sobre temas relevantes para a pauta socioambiental do país e do mundo, provendo à diretoria executiva de informações políticas sobre o campo;
d) Prospectar oportunidades para a realização de estudos e pesquisas pelo Instituto;
e) Assessorar a direção executiva no relacionamento com as diversas instâncias do Instituto Escolhas;
f) Elaborar roteiro das informações necessárias para o delineamento dos temas que serão pesquisados pelo Instituto Escolhas;
g) Assessorar a diretoria executiva no relacionamento com instituições acadêmicas, pesquisadores;
h) Representar o Instituto em eventos públicos e privados, elaborando os respectivos relatórios informativos das atividades;
i) Administrar os canais do Instituto nas redes sociais e o conteúdo do site da organização;
j) Organizar as notas e registros das reuniões da diretoria executiva;
k) Organizar e manter atualizado o cadastro de contatos do Instituto.
Competências funcionais requeridas:
a) Formação universitária completa;
b) Desenvoltura em trabalhar com mídias sociais;
c) Capacidade de interpretação dos problemas do país e do mundo;
d) Bom texto escrito;
e) Saber falar em público;
f) Inglês fluente (oral e escrito).
O que valorizamos: profissionalismo; motivação; facilidade de relacionamento interpessoal; valorização da diversidade de raça, gênero, orientação sexual; inovação; capacidade de compartilhamento das informações; generosidade; organização; bom gerenciamento do tempo; seriedade; bom humor.
Áreas de formação preferenciais: economia, direito, relações internacionais, ciências sociais, jornalismo.
Salário: a combinar (CLT assinada)
Local de trabalho: cidade de São Paulo, mas é necessária disponibilidade para viagens.
Favor enviar CV completo, carta de motivação com pretensão salarial e indicação de 2 referências para: sergio.leitao@escolhas.org com cópia para institucional@escolhas.org.
Prazo: até 10 de agosto
Tags