O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o convidado de honra do I Encontro Anual da RAPS, realizado dia 14 de dezembro no Hotel Intercontinental em São Paulo. Em palestra proferida para uma plateia de 90 pessoas, FHC abordou o conceito de liderança destacando valores como coerência e credibilidade na trajetória de um líder.
“Um líder político precisa, além da capacidade intelectual para entender o contexto no qual está inserido, de capacidade emotiva, para convencer os demais que sua luta é válida e real. Liderança requer convencimento.”
Durante uma hora, Fernando Henrique Cardoso falou aos líderes RAPS sobre o contexto político e histórico do Brasil destacando que as manifestações de junho são um recado de que está se aproximando o momento de uma profunda transformação na sociedade. “Há uma grande discrepância entre as aspirações da população e as decisões institucionais e isso vai criando um mal estar crescente na sociedade. Há momentos em que a história precisa de uma guinada e estamos chegando a esse momento.”
Para FHC, o sistema partidário brasileiro está falido e o Brasil se encontra num momento de necessidade de restaurar os sistemas nas mais diversas áreas. Neste sentido, ele acredita que a RAPS está suscitando esse momento de reflexão no país e este é o papel daqueles que lideram processos com coragem para provocar as mudanças necessárias.
“Não existe liderança sem coragem. A faculdade humana mais preciosa é a imaginação (e não a inteligência). A sabedoria, vez ou outra, limita; nos deixa analíticos demais, barrando assim a nossa capacidade criativa. Para mudar, é preciso imaginar, é preciso ter coragem. Os lideres têm obrigação de antecipar a mudança que inevitavelmente acontecerá”, finalizou.
Tags