Cerca de 150 pessoas participaram do Seminário de Apresentação e Integração da RAPS, realizado no sábado, 18/3, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
Os Líderes RAPS, Empreendedores Cívicos e Jovens RAPS da turma de 2017 foram recepcionados pelo presidente do Conselho Diretor, Guilherme Leal, pelo diretor executivo da organização, Marcos Vinícius de Campos, e pelo coordenador do evento, deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO).
Na fala de abertura, o parlamentar falou sobre a crise política sem precedentes que o Brasil está vivendo e destacou o papel das lideranças que atuam com ética e compromisso com a transparência.
O presidente do Conselho da RAPS, Guilherme Leal, enfatizou que cada um tem uma contribuição a dar pela transformação política no Brasil, independente da região, profissão ou formação. “Não há ‘salvadores da pátria’, mas sim a percepção de que todos nós, exercendo ou não mandatos, somos cidadãos políticos e temos a responsabilidade por essa transformação”.
Ao apresentar a missão, os valores e os objetivos da RAPS, o diretor executivo Marcos Vinícius de Campos expôs a importância da organização no contexto político pelo qual o país atravessa. “A RAPS é um espaço de construção de inteligência política. Ela tem essa dinâmica, mas depende da atuação de cada um de vocês. O nosso foco é formar uma rede de líderes. Temos atualmente na política uma disfuncionalidade que não está conseguindo resolver os problemas. Temos, portanto, a responsabilidade de oferecer alternativas sérias e responsáveis nesse contexto. Como tarefa nossa, precisamos apresentar bons candidatos para as eleições em 2018”.
Na parte da manhã, os novos membros da RAPS puderam se apresentar, tirar dúvidas e conhecer melhor as atividades de apoio à ação política que a RAPS oferece aos seus integrantes. Em seguida, todos assinaram o termo de compromisso mútuo, que norteia a atuação das lideranças políticas a partir dos compromissos com os valores da organização.
Ao encerrar a primeira parte do seminário, o presidente do Conselho Diretor, Guilherme Leal reforçou a missão da RAPS. “Confio fortemente no poder da rede RAPS de identificação de lideranças, de atuação nos diversos setores e da mobilização a sociedade como um todo. Acho que a mudança da sociedade é um desafio de todos nós e é, principalmente, de quem se dispõe corajosamente a ir para a política e ajudar a transformar. Aqui tem um potencial enorme e eu fico cada dia mais entusiasmado com essa perspectiva”.
Leia mais sobre o que aconteceu no evento clicando aqui
Tags