O segundo dia do Seminário de Apresentação e Integração e Módulo I dos Líderes RAPS 2016 (realizado nos dias 19 e 20 de março) foi marcado pela presença dos estrategistas de campanha do presidente argentino Mauricio Macri: os equatorianos Jaime Durán Barba e Santiago Nieto. Macri venceu nas urnas em novembro do ano passado, após 12 anos de kichnerismo na Argentina. Com a iniciativa, a RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) buscou oferecer aos novos Líderes RAPS um momento único de aprendizado sobre os principais conceitos e estratégias para dar êxito a uma campanha eleitoral.
Dentre os pontos mais frisados por Jaime e Santiago, a importância de se conhecer os eleitores se sobressaiu. “Noventa por cento da nossa campanha não vinha da publicidade, vinha das conversas que tínhamos com os eleitores. Investíamos muito mais dinheiro e dedicação nas pesquisas, nas investigações com o povo, do que no marketing. Nós queríamos saber sobre a realidade que o povo enfrentava no cotidiano. Investigávamos os problemas reais das pessoas”, explicou Jaime.
A dupla de estrategistas expôs que um dos desafios foi a personalidade tímida e pouco popular de Mauricio Macri, que fugia do estereótipo comumente aceito do que se espera de um político. “O candidato deve ser o que ele é: autêntico. Não se pode força-lo a ser um determinado tipo de candidato”, frisou Santiago, esclarecendo que a aposta foi criar uma campanha baseada não tanto na personalização de Macri, mas fundamentalmente no conhecimento das necessidades e expectativas dos eleitores.
Além de compartilharem suas experiências, teceram algumas análises sobre a atual crise política que o Brasil atravessa. Segundo eles, os graves escândalos de corrupção que assolam o país fazem com que não só a política caia em descrédito, mas as várias instituições democráticas: “Me parece que atualmente os brasileiros estão perdendo a confiança em todas as instituições. E isso é muito ruim para toda a sociedade”, enfatizou Jaime.
“Fiquei impressionado com a riqueza de experiências que vi nesses últimos dois dias. Estamos no caminho certo para a construção de uma visão de futuro. Não tenho nenhuma dúvida de que a RAPS tem essa capacidade”, concluiu Jaime, agradecendo à RAPS pelo convite.
Estrategistas de campanha de Macri compartilham experiências na RAPS
24 de março de 2016