Para selecionar os integrantes da turma de Líderes RAPS – 2014, as diretrizes institucionais do processo foram definidas a partir de uma matriz objetivo que delineou o perfil do grupo deste ano. Também foi considerada a experiência acumulada com o processo seletivo de 2013, quando a RAPS montou sua primeira turma de Líderes com 39 integrantes.
Como critérios principais na definição da matriz-objetivo, a instituição considerou como aspectos prioritários a diversidade de gênero, faixa etária, partido político, região, atuação política e atividade social.
Abertas as inscrições, a RAPS fez uma ampla divulgação do processo seletivo 2014 em universidades, partidos políticos, casas legislativas, veículos de comunicação e entidades do terceiro setor. Neste ano, 752 candidatos se inscreveram, sendo 37% a partir de indicação de amigos, 24% através da divulgação pela internet e 19% pelas redes sociais.
Ao se inscrever, cada candidato preencheu um cadastro com informações pessoais e respondeu a um questionário inicial onde expressou sua visão de mundo e alinhamento com os princípios da organização, além de indicar suas expectativas no campo político, como intenção de se candidatar a cargo eletivo ou não.
Cada questão do cadastro e do questionário teve um peso específico, cuja somatória e média resultaram numa nota atribuída ao candidato. Com base nesta nota, o candidato foi ou não aprovado para a segunda fase do processo seletivo RAPS.
Perfil
Do total de 752 candidatos para a turma de 2014, 402 se inscreveram para a categoria de Líder RAPS (53%) e 145 foram selecionados para a segunda fase. Dos 179 inscritos para Empreendedores Cívicos (24%), 80 foram para a segunda fase e de 171 candidatos a Jovem RAPS (23%), 68 foram aprovados para a etapa seguinte.
Mais da metade das inscrições foi realizada por homens (85%), com predominância entre 25 e 29 anos da região sudeste (70%), principalmente do estado de São Paulo (52%), com ensino superior e sem filiação ou vínculo com qualquer partido político(70%).
A segunda região com mais inscritos foi o nordeste com 14,5% dos candidatos, sendo 44% do estado da Bahia. Em terceiro lugar ficou a região sul (7,2%), sucedida pelas regiões norte (3%) e centro-oeste (1,9%).
Entre os partidos políticos, o PV é o que tem o maior número de filiados inscritos (4,7%), seguido pelo PSB (4,4%), PSDB (4,3%) e PT (4%).
Entrevistas
A segunda fase deste processo contou com o apoio de uma Comissão de Seleção, formada por especialistas, cientistas políticos, jornalistas e líderes RAPS da Turma de 2013. Esta comissão entrevistou por telefone ou Skype os aprovados na primeira fase, de acordo com as especificidades da turma escolhida. (Veja quem fez parte da Comissão de Seleção da turma de 2014).
A partir destas entrevistas, foram selecionados os candidatos que obtiveram melhor desempenho na média de notas entre a primeira e a segunda fase e que melhor atenderam ao perfil desejado pela entidade. Como resultado final, a nova turma RAPS 2014 ficou assim distribuída: 47 Líderes RAPS, 46 Empreendedores Cívicos e 59 Jovens RAPS. (Veja a relação dos aprovados)
Tags