Jovens das turmas de 2013, 2014, 2015 e 2016 estiveram reunidos neste sábado, 6/8, na sede da organização, em São Paulo, para mais uma etapa de capacitação, troca de experiências e compartilhamento de iniciativas sob o tema Campanhas Eleitorais. Transparência e ferramentas digitais a serviço da democracia foi um dos principais temas dos debates.
Como primeira atividade do dia, foi realizada uma discussão sobre “As novas formas de fazer política”, mediada pelo Líder RAPS Alexandre Schneider, com a participação de Pedro Hartung, Jovem RAPS participante da Bancada Ativista, coletivo formado por pessoas articuladas com o ativismo social que reúne candidaturas comprometidas com causas cidadãs, descoladas da lógica tradicional dos partidos políticos; e Thiago Rondon, do App Cívico, empresa social que desenvolve ferramentas digitais com o objetivo de facilitar o acesso às informações e promover a transparência dos processos políticos, como o Voto Legal.
Fazer política sem as “amarras” das estruturas partidárias tradicionais foi o conteúdo da fala de Pedro Hartung ao explicar o surgimento da Bancada Ativista, que lançou candidaturas a vereador em São Paulo por meio de filiações cívicas e independentes nos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL. “Temos que buscar novas formas de fazer o diálogo direto entre a política e a sociedade, não exclusivamente por meio dos partidos políticos.”
Sobre o uso das tecnologias nas eleições, Thiago Rondon destacou o poder das novas ferramentas a serviço da democracia e do controle social. Ele explicou que o Voto Legal é uma plataforma que possibilitará doação via cartão de crédito pela Internet e disponibilizará em tempo real todas as informações sobre as doações recebidas pelos candidatos. O Voto Legal foi desenvolvido em parceria como o MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral com apoio do Instituto Arapyaú. Segundo ele, estas ferramentas representam um novo momento da política brasileira. “As novas tecnologias oferecem mecanismos de transparência e monitoramento em tempo real que passam a ter um papel fundamental na escolha de nossos representantes.”
Tags