Jovens RAPS apresentam projetos que contribuem com campanhas éticas, transparentes e sustentáveis.
Como parte das atividades de formação e capacitação dos Jovens RAPS, a organização propôs um desafio a ser respondido por meio de propostas desenvolvidas em grupo e direcionadas aos candidatos que disputarão as próximas eleições: como fazer campanha eleitoral sustentável.
As respostas ao desafio deveriam contemplar critérios como: baixo custo, aplicação em todo o Brasil, facilidade de implementação, sustentabilidade, eficácia, criatividade e acessibilidade. Em pouco mais de dois meses, os grupos de jovens discutiram ideias e elaboraram propostas que poderão ser adotadas pelos candidatos da rede de lideranças RAPS.
O grupo Sustentabilidade nas Cidades formado pelos Jovens Ana Carolina Machado (São Paulo – SP), Ana Sofia Cardoso (Rio de Janeiro – RJ), Felipe Batisti (Rio do Sul – SC), Felipe Lelis Moreira (Belo Horizonte – MG), Ingrid Ferreira (Franca – SP), Lucas Trindade (Itabuna – BA), Marcelo Bernardino (Belo Horizonte – MG), Marina Schuh (Novo Hamburgo – RS), Pedro Carrara (Igarapava – SP), Jones Martins (Jundiaí – SP), apresentou o Manual do Candidato RAPS, com iniciativas como educação ambiental, incentivo a construções sustentáveis e transparência na atividade parlamentar através de dados abertos, além de versar sobre a qualidade da produção legislativa e a participação social nos mandatos.
O Jovem RAPS Felipe Alencar Aguiar de Castro (Mogi das Cruzes – SP), representando o grupo Ações Presenciais: Debates, falou sobre a realização de debates em eventos nas comunidades e com manifestações culturais e artísticas e esportivas populares, como hip-hop, street dance, skate, reunindo diferentes candidaturas. O objetivo é aproximar os candidatos da sociedade num diálogo acessível sobre sustentabilidade, democracia e gestão pública envolvendo sobretudo adolescentes na realização do evento como forma de mobilizá-los e engajá-los em ações de cidadania. Além de Felipe, pertencia a esse grupo os Jovens Bruno Roza (Araras – SP), Lais Alves (São Paulo – SP), Lais Garcia (Vitória – ES) e Mariana Muniz (Montes Claros – MG).
O terceiro grupo a apresentar sua proposta foi o de Comunicação Digital: Redes Sociais*, composto por André Vechi (Brusque – SC), Felipe Magalhães (Nilópolis – RJ), Felipe Oriá (Recife – PE), Luiz Paulo (Curvelo – MG), Marcos Paulo de Oliveira (Natividade – RJ), Marilia Ortiz (Niterói – RJ), Rafaela Dalago (Camboriú – SC), Yuri David Esteves (Rio de Janeiro – RJ).
O grupo Financiamento de Campanha: Crowdfunding, composto por Allan Torres (Recife – PE), Carlos Gomes (Rio Branco – AC), Francisco Avalio Quartim (São Paulo – SP), Israel Rocha Borba (Florianópolis – SC), Lucas dos Santos Lima (Recife – PE), Luciana Sonk (São Paulo – SP) e Victor Aguiar (Brasília – DF) apresentou sua proposta ao desafio RAPS abordando dados sobre o financiamento público das campanhas e reforçando a importância de os candidatos utilizarem a ferramenta Voto Legal (https://www.votolegal.org.br/).
Mobilização foi o tema do grupo formado por Army Mayr Cardoso (Florianópolis – SC), Bruna Paola de Castro (Palmas – TO), Danilo Conti (Joinville – SC), Elton Tony (São Paulo – SP), Fábio do Carmo (Guarujá – SP), Gabriel Miceli (Santos – SP), Giovanni Villius (Brasília – DF), Lays Harumi (Barueri – SP), Lucas Henrique Ribeiro (Santa Luzia – MG) e Ludmila Rosa (Goiânia – GO). Eles criaram uma ferramenta digital que faz uma ponte entre candidatos e a sociedade civil: a ideia é que qualquer pessoa, que queira oferecer voluntariamente algum serviço para determinada campanha, consiga fazer isso de modo prático e simples.
Conheça os projetos apresentados no Desafio RAPS abaixo:
*O grupo Comunicação Digital: Redes Sociais ainda não enviou à organização o arquivo expondo seu projeto.
[ssba-buttons]
Tags