Há 10 anos um grupo de lideranças sociais, políticas e empresariais reconheceu que a solução para grande parte dos desafios enfrentados pelo Brasil estava na arena política. Entendeu que um Brasil mais justo, com mais oportunidades, melhor qualidade de vida para todos e capaz de respeitar seus recursos naturais só seria possível com lideranças políticas capazes de assumir compromissos concretos com uma ação política inovadora, transparente, participativa, pautada na ética e na integridade e, principalmente, comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Acreditou, ainda, que esses compromissos não poderiam e nem deveriam ser bandeira ou causa de um só grupo ou partido político, mas sim deveriam estar difundidos em todos eles, entre múltiplos atores com distintas posições político-ideológicas e graus de experiência na vida pública e que, para isso, era fundamental a participação e engajamento da sociedade civil.
Assim surgiu em 2012 a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, organização independente, apartidária e de atuação suprapartidária, pioneira na missão de contribuir para a melhoria da democracia e do processo político brasileiro e na disseminação da sustentabilidade na política institucional.
Nos dedicamos ao longo desses anos tanto ao preparo de candidatos e candidatas à disputa eleitoral quanto à qualificação do exercício daqueles que já possuem mandatos eletivos. Qualificamos diretamente mais de 1000 pessoas, auxiliamos na criação e fortalecimento de um ecossistema voltado ao empreendedorismo cívico no Brasil, colaboramos com a qualificação de campanhas eleitorais que resultaram na eleição de centenas de pessoas, publicamos conhecimento na área de política e sustentabilidade, ajudamos a fomentar um conjunto de organizações e movimentos que hoje se dedicam a pensar e experimentar aprimoramentos para a política institucional. Temos hoje uma rede de membros constituída por mais de 700 pessoas, sendo 228 delas em cargos eletivos por todo o país e 45 delas no Congresso Nacional.
Em breve a gente completa 10 anos. E uma das melhores maneiras de celebrar esse momento é trazendo para perto pessoas que a gente quer que nos ajudem a construir os próximos. Por isso, é com imensa satisfação que oficializamos a chegada ao Conselho Diretor de Marcella Monteiro de Barros Teixeira Coelho, Raull Santiago, Helen Pedroso e Jean Pierre Zarouk, que se juntam à Guilherme Leal (Presidente), Alvaro de Souza (Vice-Presidente), Fernando Rei e Lucia Delagnello.
É com imenso orgulho e gratidão que nos despedimos de Branca Vianna, Oded Grajew, José Eduardo Martins e Gilberto Mifano, que fizeram parte do Conselho no biênio entre 2018 e 2021.
[ssba-buttons]Tags