No primeiro encontro de Jovens RAPS 2014, realizado em abril deste ano, um grupo de Líderes RAPS apresentou uma série de desafios relacionados à campanha eleitoral deste ano. Em todos eles, considerou-se um novo olhar sobre a política com base na transparência, na ética e na sustentabilidade. Veja quais foram os desafios apresentados e um resumo das propostas encaminhadas.
1. Desafio de André Lima (Líder RAPS – DF e candidato a deputado federal PDT/Rede): eParlamento – O que é um mandato aberto em redes sociais ? Como desenvolver um termo de referência para um mandato efetivamente participativo em rede?
Proposta do grupo: Projeto Gabinete em Rede. Baseado em 3 eixos (inovação, transparência e democracia), o projeto potencializa as ferramentas de internet como forma de construir um mandato efetivamente em rede e presente nas mídias sociais.
2. Desafio de Carlos Berque (Líder RAPS – SP e candidato a deputado federal PV): Destinação dos resíduos da construção civil – Encontrar alternativas para a implantação de usinas de reciclagem que envolvam a participação da sociedade civil (empresas, ONGs, etc.), financiamento (público / privado) dos projetos de reciclagem de resíduos oriundos de obras de infraestrutura e moradias populares.
Proposta do grupo: Após uma pesquisa técnica, os Jovens RAPS apresentaram o equipamento Queixada, que recicla resíduos da construção civil (concreto, azulejos, tijolo, etc) e os transforma em material britado e a areia que pode ser reutilizado em obras de infraestrutura e projetos como Minha Casa, Minha Vida.
3. Desafio Diego Conti (Líder RAPS – SP e coordenador de campanha eleitoral): Inteligência Competitiva para as Campanhas Eleitorais. Quais são as principais estratégias para viabilizar e potencializar o projeto eleitoral de Líder RAPS, levando em conta os caminhos e as alternativas para a captação de recursos financeiros das campanhas eleitorais numa perspectiva ética e sustentável?
Proposta do grupo: Alinhado com as exigências da Justiça Eleitoral, o grupo expôs seu projeto contemplando uma articulação clara com as estruturas partidárias, além de ação intensiva nas redes sociais visando ao financiamento coletivo (crowdfunding) e considerando estratégias de microtarget.
4. Desafio Ricardo Young (Líder RAPS – SP e vereador da cidade de São Paulo): Ampliar o diálogo com os jovens e estimulá-los a se engajarem na política. Como estimular a juventude a exercer o controle social sobre as instituições públicas?
Proposta do grupo: Inspirado no projeto “Imagina na Copa”, o grupo apresentou o projeto “Imagina na Câmara”, que propõe a criação de um vídeo como forma de contribuir para a educação política da sociedade, sobretudo entre os jovens, para mostrar que as ações sociais que já desempenham são, na verdade, ações políticas e isto precisa ganhar potência.
5. Desafio Rodrigo Rollemberg (Líder RAPS – DF, senador e candidato a governador do DF): Redes sociais e campanhas eleitorais. Como as redes sociais e as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser incorporadas às campanhas e promover a educação política?
Proposta do grupo: Adotar linguagem jovem e ágil nas redes sociais, com conteúdos relacionados com a atualidade. Criatividade, dinamismo, verdade e bom humor também são elementos importantes para alavancar o bom desempenho de um candidato nas campanhas eleitorais.s
6. Desafio Alexandre Schneider (Líder RAPS – SP e candidato a deputado estadual PSD): Novos instrumentos para uma campanha à moda antiga. Como possibilitar a participação ativa dos apoiadores e eleitores durante o processo eleitoral considerando critérios de transparência e participação social.
Proposta do grupo: Como o candidato tem um grupo significativo de voluntários engajados na campanha, o projeto prevê uma estratégia em mídias sociais produzindo e disseminando conteúdos e informações de forma segmentada, ágil e de baixo custo com total transparência.
7. Desafio Alessandra Monteiro (Líder RAPS – SP e candidata a deputada estadual PSB/Rede): Aproximar o jovem da periferia à política. Como aumentar a participação do jovem na vida pública?
Proposta do grupo: Potencializar o espaço escolar como centro de efervescência e ação política e dialogar com um mandato horizontal e de viés coletivo.
Tags