menu
Voltar

Comunicação, legislação e desenvolvimento sustentável marcam o segundo dia do curso Candidatos pela Sustentabilidade

13 de junho de 2016

Comunicação, legislação e desenvolvimento sustentável marcam o segundo dia do curso Candidatos pela Sustentabilidade

bissoli turma
O segundo dia do curso Candidatos pela Sustentabilidade (11/6), promovido pela RAPS em São Paulo, trouxe painéis muito específicos para a campanha eleitoral, como pesquisa de opinião pública, posicionamento digital, legislação e elaboração de propostas de candidatura.
O argentino Rodrigo Lugones e o equatoriano David Meneses falaram sobre pesquisas eleitorais e estratégias de campanha. Lugones é especialista em comunicação direta e meios não tradicionais como estratégia de comunicação em campanha eleitoral. David Meneses faz sua explanação sobre a importância das pesquisas na identificação da imagem pública do candidato e dos anseios da população. Ele é coordenador do programa para a América Latina da Graduate School of Political Management, da George Washington University.
Eles explicaram a importância de se mobilizar eleitores por meio de comunicação direta e da chamada militância digital, com aposta nas redes sociais como grande ferramenta das eleições deste ano.
Legislação eleitoral
As mudanças nas regras eleitorais, os limites da campanha  e prestação de contas foram os assuntos tratados pelo advogado especialista em Direito Eleitoral, Alexandre Bissoli (foto), que também é líder RAPS.
No painel “Planejamento Jurídico de Campanha, Captação e Prestação de Contas”, Bissoli explicou as alterações na legislação, os prazos para desincompatibilidade, ações eleitorais, regras para arrecadação e aplicação de recursos e principais erros que os candidatos cometem na campanha sob o ponto de vista jurídico.
O último painel do curso Candidatos pela Sustentabilidade, realizado dias 10 e 11 de junho na RAPS abordou a sustentabilidade como tema central para as eleições de 2016.  A explanação do Líder RAPS e professor da UNIFESP, Zysman Neiman e da advogada Juliana Barros Freire versou sobre a incorporação dos princípios e valores da sustentabilidade como elementos estruturantes de políticas públicas com vistas às propostas que serão apresentadas pelos candidatos nas eleições deste ano.
Com a apresentação de metodologias para a elaboração de planos de governo, os participantes discutiram questões ligadas ao desenvolvimento sustentável e responsabilidade política.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS