Nas últimas décadas, o Brasil apresentou avanço econômico significativo, tirou mais de 27 milhões de brasileiros da extrema pobreza e apresentou melhores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No entanto, tais avanços não foram capazes de modificar uma triste realidade: continuamos a ser um dos países mais desiguais do globo. Tal cenário nos leva a refletir sobre o modelo de governança política adotado e a eficiência das políticas públicas implementadas.
Será que estamos no caminho certo?
Não podemos, jamais, deixar de discutir o país que queremos. Somos todos responsáveis pela continuidade do mundo e, uma vez parte da sociedade, temos o dever de agir em prol de uma realidade mais amigável, justa e sustentável.
A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS – nasceu exatamente para abrir este espaço de reflexão e tem como propósito atrair pessoas dispostas a contribuir para a construção de um futuro que possa atender, com equilibro, as esferas social, ambiental e econômica, de forma que uma não fique subjugada a outra.
Precisamos empreender um projeto coletivo – uma visão compartilhada de desenvolvimento do país – que almeje impactar a qualidade da atuação política brasileira e assim provoque a transformação que nossa sociedade tanto necessita.
Esse projeto é ambicioso e, como não poderia deixar de ser, requer envolvimento dos diferentes agentes sociais: cidadãos, organizações da sociedade civil, governos e empresas.
A Rede de Líderes RAPS propõe unir essas pessoas e acredita que este grupo, ao pensar e atuar em conjunto, pode chegar a soluções inovadoras para lidar com os desafios sociais, políticos e econômicos que se apresentam ao nosso país.
Acredito que a RAPS está no caminho certo. Aos poucos estamos expandindo e enriquecendo a nossa rede e assim, ampliando o imenso potencial transformador que nela existe. Como objetivo final de nosso trabalho está a contribuição para a melhoria da qualidade da democracia brasileira, por meio de lideranças comprometidas com a ética, transparência e sustentabilidade. Daqui 10, 15 anos, sonho em ser uma rede de 2mil a 3mil pessoas, que venham de todas as regiões brasileiras e plantem a semente da sustentabilidade em suas regiões e em seus possíveis mandatos.
Temos que nos organizar em redes de atuação política e dialogar constantemente, a fim de promover uma mudança positiva e significativa ao Brasil, um país com imensas potencialidades que deve ser abraçado e cuidado por todos.
A RAPS é um instrumento para que a utopia de transformar o Brasil num país mais justo, próspero, inclusivo e sustentável possa ser alcançada. Representa a utopia possível.
Me despeço fazendo um convite a todos que empenham-se para construir um novo Brasil: venham conhecer a RAPS. Estamos dispostos a receber aqueles que, assim como nós, estão motivados a trabalhar diariamente para renovar a sociedade brasileira por meio de suas ações políticas.
Guilherme Leal | Presidente do Conselho
[ssba-buttons]
Tags