Educação de qualidade é o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Banco de Boas Práticas, organizado pela RAPS, com o propósito de divulgar ideias sustentáveis de qualidade, que possam inspirar outros gestores. A ferramenta digital armazena projetos que estão dentro dos 17 ODS, determinados pela Organização das Nações Unidas.
Sob o tema Educação de qualidade são cinco projetos de autores distintos. São eles, o ex-vereador de Ribeirão Preto Fabiano Guimarães (DEM-SP), o presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão Duarte Júnior e os prefeitos das cidades de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB-SC), de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PSDB-SP) e de Mogi das Cruzes Caio Cunha (Pode-SP). Abaixo as propostas:
- Prefeito de Presidente Prudente, Nelson Burgalho (PSDB-SP) idealizou a Fundação Inova Prudente-Centro de Empreendedorismo e Inovação Municipal, em 2017, e no ano seguinte conseguiu implantá-la. Com foco no desenvolvimento educacional e profissional de crianças, jovens e adultos, através de uma educação complementar e apoio ao empreendedorismo.
Um dos braços do programa é a formação de crianças, de 7 a 11 anos, provenientes da rede municipal. O outro foi desenvolvido para atender aos jovens universitários e profissionais que buscam capacitação. Oferece bolsas de ensino, mentorias e ampliação do networking. Também apoia a incubação de projetos e aceleração de startups.
A Fundação já atendeu 3.832 crianças, possui 166 jovens matriculados no EaD Univesp, impactou 6.870 estudantes com encontros e workshops e lançou tês editais de aceleração de startups.
- O prefeito de Blumenau (SC) Napoleão Bernardes (PSDB-SC) propôs o Programa de Paradesporto Escolar de Blumenau, em 2014. Trata-se de um programa de inclusão de pessoas com deficiências físicas pelo esporte. As práticas aplicadas tem como base levar ao desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, ajudando na aprendizagem e no convívio social.
O programa desenvolveu novos métodos de atividade, de planejamento, aulas e avaliação que permite maior autonomia dos estudantes e paratleta. O programa tem atualmente 500 alunos paratletas, 32 professores, 11 modalidades e 50 polos espalhados em várias regiões do município para aumentar a inclusão social. - O ex-vereador de Ribeirão Preto Fabiano Guimarães (DEM-SP) idealizou em 2019 o Projeto Situação das Escolas . O objetivo é aumentar a transparência das escolas públicas municipais estaduais para aumentar a interação com a sociedade, na ação de melhorias de qualidade do ensino. O projeto mapeia as escolas e avalia as condições de cada um por itens como segurança predial e prevenção de incêndios; segurança do trabalho e ergonomia; gestão, manutenção e estrutura; acessibilidade, e entorno da escola.
- Duarte Jr., presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão, propôs em 2016 o projeto Cidadão Mirim. O objetivo é incentivar e facilitar crianças e jovens tirarem os documentos de identificação em um mesmo lugar. Além disso, oferece palestras de direitos básicos, introdução a Constituição e consumo consciente. Há ainda a administração de atividades de lazer e sessões de cinema para o público alvo.
- Quando ainda era vereador, em 2015, o prefeito de Mogi das Cruzes Caio Cunha (Pode-SP) propôs o Conselho e Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de fomentar a discussão e a criação de ações relacionadas ao tema de desenvolvimento sustentável. O foco era os moradores da cidades que buscavam empreender, gerar renda e tocar projetos inovadores.