No segundo dia de palestras com o especialista em campanhas eleitorais, professor Steve Jarding, da Universidade de Harvard (EUA), os líderes RAPS receberam orientações sobre duas áreas da maior importância numa campanha eleitoral: a comunicação do candidato e o orçamento da campanha.
Jarding alertou para o perfil desejável de quem vai cuidar da comunicação e da assessoria de imprensa da campanha. Segundo ele, imprescindível que o responsável pela comunicação tenha amplo conhecimento do candidato e boa relação com os veículos de comunicação.
Em relação ao orçamento da campanha, Steve Jarding disse que cerca de 60% dos recursos devem ser destinados à persuação ou conquista de votos através de ações de comunicação (sites, boletins, produção de vídeos, anúncios, etc.).
Captação de recursos
O professor de Harvard também falou sobre captação de recursos para a campanha e deu dicas importantes aos Líderes RAPS sobre este que é um dos aspectos mais sensíveis e difíceis de uma campanha eleitoral. Isto porque, além de projetar antecipamente os custos da camapanha através da elaboração de um orçamento prévio, é necessário conhecer a fundo a legislação sobre estes recursos e estar sempre muito atendo à prestação de contas.
Segundo ele, o melhor captador de recursos é o próprio candidato. A partir de suas relações pessoais, profissionais, ideológica e partidárias, alinhadas aos seu pensamento e projeto político, o candidato identifica e recorre às pessoas que podem fazer a doação dos recursos financeiros necessários à campanha. “Primeiramente é necessário estabelecer metas de arrecadação mensal baseadas no orçamento e para atingi-las é imprescindível o envolvimento direto do candidato.”
Tags