O grupo de trabalho das Mulheres – GT Mulheres – esteve reunido em 14 de setembro, na sede da RAPS em São Paulo, para discutir suas linhas de atuação. A partir da análise das evidências disponíveis, da evolução histórica da ausência do debate gênero na política institucional, suas consequências sociopolítica e econômica para o país, o grupo sistematizou um modelo analítico de compreensão dos problemas centrais que sustentam o cenário identificado.
A discussão foi feita a partir dos problemas indo em direção aos objetivos e, por meio destes, se chegou aos eixos estruturantes, que estabelecem os processos e atividades que orientam a ação e os projetos do GT Mulheres, sendo eles:
- Fomento à cultura de equidade de gênero
- Mulheres no Poder
- Mulheres na Política Institucional
- Desenvolvimento de Lideranças
A conceituação, o planejamento e a implantação dos processos e atividades dos eixos orientarão as atividades do GT Mulheres de forma coerente e eficiente buscando engajar as lideranças da rede RAPS.
Como desdobramento do debate, o grupo elaborará um documento com as principais diretrizes do GT Mulher para validá-lo em reunião com a vice-presidente da organização, Maria Alice Setubal.
O GT Mulheres é uma iniciativa de lideranças políticas da rede RAPS, que vem sendo construído em parceria com a instituição e tem o propósito de fortalecer a ação política da mulher e ampliar o debate sobre gênero na política institucional.
Estiveram reunidas:
- Bruna Paola
- Mafoane Odara
- Mariana Barbosa
- Roberta Moreno
- Vanessa Pechiaia
Tags