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Sustentabilidade, big data e identidade pública marcam o primeiro dia do curso de Campanhas Eleitorais

20 de agosto de 2017

Sustentabilidade, big data e identidade pública marcam o primeiro dia do curso de Campanhas Eleitorais


Os temas Sustentabilidade e Campanha Eleitoral, Pesquisa e Big Data e Construção da Identidade Pública foram os assuntos principais do primeiro dia do curso de Campanhas Eleitorais realizado neste fim de semana (19 e 20/8) na RAPS.
O coordenador do Centro de Estudos, Renato Dias (foto acima), deu boas vindas aos 50 participantes, entre eles, membros da rede de lideranças políticas RAPS, além de aprovados no Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças, realizado em parceria com a Fundação Lemann e sociedade em geral.
O primeiro tema foi abordado pelo professor Zysman Neiman (foto abaixo), que destacou o fato de que a sustentabilidade ainda não é um assunto prioritário nas campanhas eleitorais.

Segundo ele, a sustentabilidade é um conceito que ainda carrega um certo juízo de valor equivocado, ao ser considerado de difícil compreensão, utópico ou avesso ao desenvolvimento. Zysman disse que, na melhor das hipóteses, o tema da sustentabilidade é importante mas não é priorizado pela sociedade.
“Diante de situações tão graves como terrorismo, crise econômica e corrupção, a sustentabilidade é tida como um tema secundário. A sociedade ainda está amadurecendo a compreensão de sustentabilidade.”
Ele demonstrou que o mundo está avançando neste tema e citou como exemplo a criação do Ministério Francês da Transição Ecológica, iniciativa do presidente da França Emmanuel Macron com o objetivo de preparar aquele país para a transição rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  (ODS).
Zysman Neiman também apresentou ideias simples e concretas para que os candidatos abracem essa pauta e incorporem o tema da sustentabilidade em suas propostas de campanha. De uma forma bem didática, ele mostrou como o tema da sustentabilidade  não é só meio ambiente, mas é transversal a todas as políticas públicas. Entre outras sugestões, o professor destacou a criação de indicadores de desempenho em todas as pastas da gestão pública, adoção de energias renováveis, visão urbana sistêmica, inclusão social, mobilidade urbana e erradicação do analfabetismo.
Leia aqui a matéria sobre a segunda parte do curso de Campanhas Eleitorais.

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