Como construir cidades e territórios sustentáveis? Que tipo de ação política essa construção requer? Quais processos e etapas são necessários? Quais organizações, metodologias e ferramentas servem de referência nesses processos?
Para responder a essas perguntas e estimular a participação da sociedade na transformação de seus territórios, a RAPS lançou o projeto E-Cites (Empreendendo Cidades e Territórios Sustentáveis), com o objetivo de contribuir para que as lideranças políticas RAPS, especialmente os Empreendedores Cívicos, atuem localmente para construir cidades e territórios sustentáveis e, assim, ajudar a transformar o Brasil.
E para facilitar a ação política local, foi lançado também o Guia de Referências E-Cites com o objetivo de aprimorar os conceitos e promover maior entendimento sobre as etapas, metodologias e ferramentas que viabilizem as ações políticas locais.
A publicação busca fomentar a abordagem criativa e flexível ao elencar etapas e processos indispensáveis a esta ação política a partir do desenvolvimento de competências e capacidades dos empreendedores cívicos.
O guia de referências E-Cites foi produzido graças à cooperação institucional entre a RAPS, Instituto Arapyaú e Rede Nossa São Paulo – Programa Cidades Sustentáveis.
A RAPS defende que a ação política local pode identificar necessidades e aspirações em cada comunidade, estruturar uma visão de futuro, além de indicar e implementar agendas representativas, inclusivas e sustentáveis. Para a organização, o contínuo aperfeiçoamento da democracia se realiza por meio de uma sociedade mobilizada e participativa, que se responsabiliza e assume tarefas, independentemente do poder público.
O guia de referências E-Cites está disponível na biblioteca virtual RAPS. Para acessá-lo, clique aqui.
Tags